Matrícula: Seduc prorroga prazo do remanejamento externo na Capital

28 de janeiro de 2011 - 19:23

A Secretaria da Educação (Seduc) prorrogou até o dia 04 de fevereiro o prazo do remanejamento externo referente ao processo de Matrícula 2011 na rede estadual, em Fortaleza. Essa etapa do processo é destinada a receber as informações referentes aos alunos das escolas municipais. A partir de agora, muda também o período de matrículas para os novatos nas unidades estaduais. Os pais ou responsáveis podem procurar a escola mais próxima para efetivar o ingresso de novos estudantes entre os dias 7 de fevereiro e 4 de março.

As aulas terão início no dia 14 de março, em Fortaleza, exceto nos Colégios dos Bombeiros e da Polícia Militar, e seguem durante 200 dias letivos que devem ser cumpridos conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). A oferta de vagas na rede estadual cearense para veteranos, alunos de redes públicas municipais e novatos totaliza 470 mil vagas. O calendário de 2011 continua a apresentar diferenças devido a dois períodos de greve de professores ocorridos em 2008 e 2009, e a um inverno rigoroso apresentado neste último ano (2009).

Conforme a Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), a matrícula 2011 é resultado de um planejamento coletivo entre as redes estadual e municipal. A partir desse trabalho, a Seduc recebe as informações do município de Fortaleza e organiza as escolas estaduais para que atendam aos estudantes que solicitaram vagas. Esse diálogo entre as duas esferas permanece durante todo o processo.

Novatos

 

Por ocasião da matrícula dos novatos, os responsáveis devem levar a cópia da certidão de nascimento e transferência ou declaração de escolaridade, além de uma pasta escolar e duas fotos 3×4. A ausência de qualquer um desses documentos, no entanto, não impedirá o atendimento, pois o importante é assegurar o ingresso da criança e do adolescente na escola.  Os interessados deverão procurar a unidade de ensino de sua preferência ou a Crede da região para mais informações.

Interior

 

As unidades de ensino que integram as Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes), no Interior, começaram a matricula dos novatos no início deste mês. Grande parte das escolas inciam as atividades na próxima segunda-feira, dia 31.

 

PROCESSO DE MATRÍCULA

Etapas: 1ª – Matrícula de Veteranos – pais, alunos e/ ou responsáveis devem confirmar a permanência do aluno na escola.  
2ª – Remanejamento Interno – acontece nas escolas o remanejamento de alunos entre unidades da rede estadual.
3ª – Remanejamento Externo – as escolas programam o Remanejamento Externo necessário para organizar as redes (Rede Estadual e Redes Municipais) de forma a atender a toda a demanda de vagas.
4ª – Matrícula de Novatos – nessa última fase acontece a matrícula de alunos que não estão matriculados nas redes estadual e municipal de ensino.

 

28.01.2011

Assessoria de Imprensa da Seduc

Jacqueline Cavalcante (jacquelinec@seduc.ce.gov.br / 85 3101.3972)