Residência Médica promove curso inaugural

28 de janeiro de 2011 - 13:22

A Coordenadoria de Residências em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará promove, nos dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro, das 8 às 17 horas, o Curso Inaugural da Residência Médica 2011, para os aprovados no processo seletivo 2011. As atividades acontecerão no auditório Ciro Gomes, na sede da ESP-CE.

 

Na abertura do evento, às 9 horas, haverá palestra sobre o tema “Política de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada à Saúde no Ceará”, ministrada pelo secretário da Saúde do Ceará, Arruda Bastos.

 

Das 10 às 12 horas desta segunda-feira, também haverá mesa redonda com a presença dos coordenadores das comissões de Residência Médica dos hospitais da rede pública estadual enfocando o tema “Conhecendo a Residência Médica e os Coordenadores”. Para o debate estarão presentes Aglais Leite, do Hospital Geral de Fortaleza; Daniela Chiesa, do Hospital Waldemar Alcântara; Lara Távora, do Hospital São José; Tânia Santos, do Hospital Infantil Albert Sabin; José Gerardo Paiva, do Hospital Geral Doutor César Cals; Alexandre Sampaio, do Hospital Saúde Mental Messejana; Santos, do Hospital de Messejana; René Diógenes, do Centro Dona Libânia.

 

Comissões

 

Após o intervalo do almoço, às 13h30min do dia 31/01, está agendada a palestra do coordenador da Comissão Estadual de Residência Médica, Salustiano Pinho Pessoa, que falará sobre o tema “Conhecendo a Comissão Estadual de Residência Médica e a Comissão Nacional de Residência Médica”. A partir das 14 horas, Teresa Bandeira discorrerá sobre o tema “Bases microbiológicas no controle da Infecção Hospitalar”. Em seguida, às 15h30min, uma mesa redonda discutirá o tema “Comissão de Controle da Infeccção Hospitalar”, coordenada pelas médicas Lia Fernandes e Waldélia Santos Monteiro.

 

Na programação do dia 2 de fevereiro, das 8h30min às 12 horas, estão previstas duas palestras abordando os temas “Produção do Conhecimento – Etapas da Pesquisa” e “Pesquisa Qualitativa: Aspectos Conceituais”, que serão ministradas pela médica Fátima Antero. No período da tarde, das 13h30 às 17 horas, serão debatidos diferentes pelos conselheiros do Conselho Regional de Medicina do Ceará (Cremec) temas sobre “Ética Médica e Bioética”.

 

Assessoria de Imprensa da ESP-CE:

Marcos Saudade: ascom@esp.gov.br (85) 3101.1412