Jornalistas e operadores europeus conhecem potencialidades do Ceará

31 de janeiro de 2011 - 19:48

A Iberia Linhas Aéreas del España irá iniciar suas operações aéreas a partir do mês de fevereiro de 2011, com voos que ligarão Fortaleza e Recife a Madri. No voo inaugural que desembarcará  nesta terça-feira (1), a companhia aérea irá trazer ao Ceará, um grupo formado por 10 jornalistas espanhóis, 10 operadores espanhóis e 10 operadores de demais países europeus. O grupo cumprirá agenda no Estado, entre os dias 1 a 4, para conhecer as potencialidades cearenses e divulgá-las no país de origem. Organizado pela Secretaria do Turismo do Ceará, o evento tem o apoio do trade cearense.

A chegada do grupo ao Aeroporto Internacional Pinto Martins ocorrerá às 16h25min do dia 1 de fevereiro. Entre os representantes dos veículos de grande circulação na Europa que virão ao Ceará, estão, dentre outros, o Jornal El País Viajero, PR Noticias TV, Gente Viajera (Onda Cero), Revista Oxígeno, El Periódico de Catalunya e El Semanal.

Durante os quatro dias de permanência, os jornalistas e operadores europeus terão a oportunidade de conhecer as belezas cearenses e a gastronomia local, além de visitar equipamentos turísticos e hoteleiros importantes para a economia turística do Estado.

Os novos voos da Iberia

Os voos realizados pela Iberia sairão de Fortaleza às 17h45min chegando a Recife às 19h15min, de onde vão partir às 20h55min e pousarão em Madri às 9h05min do dia seguinte. O voo iniciado em Madrid com destino a Fortaleza partirá às 12h05min, chegando à cidade brasileira às 16h25min.

A rota será operada com um Airbus A-340/300 (A 343) com capacidade para 254 passageiros e com a nova classe Business Plus que oferece assentos totalmente reclináveis que se transformam em camas, além de uma exclusiva oferta gastronômica e uma grande variedade de canais de entretenimento, conforme informações da própria Iberia.

As previsões indicam que a rota contará com cerca de 80 mil passageiros durante o primeiro ano de operação. A venda dos bilhetes já está no site da companhia aérea www.iberia.com/br/. A empresa operará os voos às terças, sextas e domingos em horários que permitem conexões rápidas para quem quiser viajar para qualquer um dos 98 destinos europeus, espanhóis e africanos operados pela Iberia a partir de Madri.

A abertura desta nova rota vai representar um impulso para o investimento europeu no Nordeste do Brasil, região que mais cresce no país, com um grande número de planos de investimento. Além disso, permitirá a chegada de mais turistas ao Estado e facilitará as viagens de caráter familiar entre estas duas cidades brasileiras e a Europa.

Com esses novos voos, o Brasil se consolida como o destino mais importante da rede da Iberia na América Latina e o de maior crescimento no próximo ano. Atualmente, a Iberia opera dois voos diários entre São Paulo e Madri e um voo por dia entre o Rio e a capital espanhola. Em 2009, viajaram entre o Brasil e a Europa em aviões da Iberia aproximadamente 500 mil pessoas.

Para o Secretário do Turismo do Estado, Bismarck Maia, que desde 2007 trabalha para atrair esse voo, essa conquista enobrece o destino Ceará. “A Iberia é uma companhia aérea tradicional de grande porte, maior ainda agora porque está associada à British Airways”, comemora. O Brasil foi um dos primeiros destinos da Iberia na América Latina: a companhia iniciou seus voos para o Rio de Janeiro em outubro de 1946.

A companhia aérea Iberia

Fundada em 7 de julho de 1940, a Iberia Líneas Aéreas del Espanha, também conhecida apenas como Iberia, possui sede localizada em Madri, na Espanha. Suas principais bases são os aeroportos internacionais da capital espanhola e de Barcelona. Em 24 de janeiro de 2011, a Iberia formalizou a fusão com a companhia aérea britânica British Airways dando origem a International Airlines Group (IAG), criando a quinta maior companhia aérea do mundo, com tráfego anual de 58 milhões de passageiros. Mesmo com a união, as companhias continuarão a atuar no mercado com seus atuais nomes.

 

31.01.2011

Assessoria de Imprensa da Setur

Carmen Inês / Mara Cibely (carmenines@setur.ce.gov.br / 85 8732.2041 – 3101.4661 – 8783.5126)