Cid Gomes se reúne com presidente da Comunidade Valenciana

1 de fevereiro de 2011 - 17:55

O governador Cid Gomes manteve encontro nesta terça-feira (1°) com o presidente da Comunidade Valenciana, Francisco Campos, em Valência, na Espanha. O objetivo do encontro foi estreitar contatos comerciais e culturais entre a Comunidade e o Ceará. A Comunidade Valenciana é uma entidade espanhola autônoma, tendo como capital a cidade de Valência e compreende ainda as cidades de Alicante, Elche e Castelló de la Plana.

 

Além do encontro com a Comunidade Valenciana, Cid Gomes visitou, também em Valência,  o Oceanário da cidade e a fábrica de trens Vossloh. Essa empresa deverá fazer uma parceria com a empresa Bom Sinal, instalada no Cariri, e que fornece vagões para o Metrô do Cariri e diversos estados. O Grupo Vossloh é um dos líderes em infraestrutura e tecnologia ferroviárias. A empresa é a principal fornecedora europeia de locomotivas, além de desenvolver e produzir componentes elétricos e sistemas para VLTs. A Vossloh projetou o primeiro trem – VLT na Espanha, um novo conceito de transporte que é menos poluente, mais rápido e mais eficiente.

 

A viagem prossegue nesta quarta-feira (2), quando o Governador vai se encontrar com empresários espanhois. Partindo da Espanha, a comitiva seguirá para a Itália, onde, na quinta-feira (3), conhecerá o trem da cidade de Florença, uma das principais daquele país. Na sexta-feira (4), ainda na Itália, acontecerá a visita à fábrica de trens AnsaldoBreda, em Pistóia. E no sábado (5), o grupo prossegue a visita à fábrica, dessa vez, em Nápoles. A AnsaldoBreda é a empresa que fornece os trens para a Linha Sul do Metrô de Fortaleza. Até o momento, foram entregues dois de um total de 20 trens.

 

No domingo (6), o grupo chegará  em Amsterdã, na Holanda, para no dia seguinte realizar visita ao maior porto marítimo da Europa, na cidade de Roterdã. Ainda na seguinda-feira (7) , a comitiva seguirá para Copenhague, na Dinamarca, para, já na terça-feira (8), visitar a empresa de McGregor  de descarregadores, em Helsingborg, na Suécia.  Na última segunda-feira (31), a comtiva visitou o Porto de Huelva, em Sevilha, na Espanha.

 

Fazem parte da comitiva, além do Governador e do  secretário da Infraestrutura; o presidente da Companhia Metropolitana de Trens Urbanos (Metrofor), Rômulo Fortes; e Luiz Hernane de Carvalho, da CearaPortos. Durante o período, assume o Governo o vice Domingos Filho.

 

01.02.2011

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 8878.8462)