Quadra chuvosa começa oficialmente nesta terça-feira (1º)

1 de fevereiro de 2011 - 14:45

Começa oficialmente nesta terça-feira (1) a quadra chuvosa no Ceará, e, conforme prognóstico divulgado pela Funceme no dia 19 de janeiro, existe maior probabilidade de que as chuvas de fevereiro, março, abril e maio fiquem em torno da média histórica do Estado, ou seja, de 750 a 800 milímetros.

 

As observações de imagens de satélite e as análises dos modelos de previsão de tempo realizadas pela Funceme apontam que até esta quarta-feira (02), deve chover na maior parte dos municípios localizados no Centro Sul do Ceará. Na parte norte do Estado, a previsão é de nebulosidade variável, com chuvas isoladas.

 

Para 48 horas e 72 horas, a tendência apontada pelos meteorologistas é de chuvas isoladas em todas as regiões cearenses.

 

Onde choveu

 

No município de Lavras da Mangabeira ocorreu a maior chuva registrada no primeiro dia da quadra-chuvosa. Foram 129,5 milímetros. Com base nos registros da Funceme, observa-se uma predominância de precipitações maiores na parte Sul do Estado. Na Capital, a chuva registrada foi de 2,4 milímetros. Ao todo, 109 municípios cearenses tiveram ocorrência de chuva.

 

01.02.2011

Assessoria de Imprensa da Funceme

Guto Castro (comunicacao@funceme.br / 85 3101.1102)