Comitê prepara mobilização para reduzir epidemia de dengue

2 de fevereiro de 2011 - 18:25

Instituições públicas e privadas firmaram nesta quarta-feira, 2 de fevereiro, com a Secretaria da Saúde do Estado, o maior compromisso de mobilização contra a dengue que o Ceará já viu. Representantes da indústria, do comércio e do poder público, reunidos com o secretário Arruda Bastos e o coordenador de Promoção e Proteção à Saúde, Manoel Fonseca, discutiram ações e dividiram tarefas em reunião realizada pela manhã, no auditório Waldir Arcoverde, para a massificação da campanha de controle do mosquito transmissor da dengue em todo o Estado e assim reduzir risco de epidemia grave no Ceará.

O superintendente regional do Serviço Social da Indústria (SESI), Francisco das Chagas Magalhães, que representou a Federação das Indústrias do Ceará (FIEC), garantiu o apoio da entidade à execução do plano Ceará em Ação contra o Dengue – A inclusão digital e o esporte como ferramentas de mobilização social, que o secretário Arruda Bastos apresentou ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em 19 de janeiro deste ano. Pela primeira vez participante das ações de controle da doença e formalmente integrada ao Comitê Estadual de Mobilização contra a Dengue, a FIEC comprometeu-se em mobilizar 40 sindicatos de indústrias cearenses que empregam 200 mil trabalhadores.

Representado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL) e pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL), o setor do comércio anunciou o engajamento na mobilização para o controle da dengue semelhante ao de 2008, quando o Ceará registrou surto epidêmico da doença. A CDL já produziu cartilha com orientações sobre o controle da proliferação dos mosquito transmissor para distribuição entre os comerciários. A Câmara já tem agendada reunião com os lojistas para o dia 17 de fevereiro, com o objetivo de articular novas ações para a campanha de prevenção da dengue no comércio. A FCDL, que representa 61 câmaras que atuam em 65 municípios cearenses, comprometeu-se a estender essas ações para o interior do Estado.

A Defensoria Pública do Ceará também está desenvolvendo ações de mobilização da população e cooperação com instituições públicas para contribuir com o controle da dengue. Em uma dessas ações, orientou os defensores públicos a ingressar com ações judiciais solicitando o acesso dos agentes de endemias dos municípios a imóveis fechados para a realização do trabalho de controle de infestação do mosquito transmissor.

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), a Secretaria da Educação do Estado (Seduc) e o Lions Club, com representantes presentes no reunião, realizarão ações de mobilização social e de educação ambiental e em saúde, em escolas e comunidades, para maior participação da população na luta contra o mosquito da dengue. A Secretaria da Saúde do Município de Fortaleza disponibilizou para o Comitê Estadual de Mobilização contra a Dengue mais de 200 educadores em saúde para orientar e capacitar multiplicadores das ações de controle da dengue. Essa tarefa será dividida com a Secretaria da Saúde do Estado, que também vai preparar a rede de assistência aos pacientes para a possibilidade de agravamento do surto de dengue em 2011. Uma reunião com diretores e médicos infectologistas de hospitais públicos da rede municipal e estadual e também da rede complementar está marcada para a próxima quarta-feira, 9, das 9h30min às 11 horas, no auditório Waldir Arcoverde da Sesa, Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema.

Em janeiro, o secretário Arruda Bastos já havia reunido os secretários estaduais da Educação, Esporte, Cidades, Trabalho e Desenvolvimento Social, Turismo e dirigentes da Superintendência de Meio Ambiente, Cagece, Defensoria Pública, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, com o objetivo de discutir e implantar ações integradas para a prevenção e controle da dengue, reduzindo o risco de epidemia previsto pelo Ministério da Saúde para o Ceará e mais 15 Estados neste ano. Nova reunião das instituições participantes da campanha de mobilização contra a dengue já está marcada para o dia 24 de fevereiro.

 

02.02.2011

Assessoria de Imprensa da Sesa

Selma Oliveira (soliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220)