Centros de Inclusão Tecnológica e Social vão atender 10.500 jovens este ano

10 de fevereiro de 2011 - 13:27

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social,  anuncia oficialmente nesta sexta-feira (11), o início do atendimento e a capacitação de 10.500 jovens nos setes Centros de Inclusão Tecnológica e Social (CITS), em Fortaleza. Na oportunidade, o secretário Evandro Leitão realizará, às 10 horas, videoconferência a partir do CITS do Lagamar para todas os demais, onde serão realizadas os novos cursos, para 175 jovens de sete bairros da Capital. Esses cursos se somam aos outros 19, já em andamento desde o início de janeiro. Em 2010, os CITS atenderam mais de 4 mil jovens e 759 estudantes foram capacitados em turmas profissionalizantes.

 

Os educandos, com idades a partir de 16 anos, serão preparados em ações de qualificação social e profissional nas áreas de Mecânica de Motos, Informática Básica, Eletricista, Garçom, Soldagem e Pedreiro. Os cursos serão ofertados segundo as demandas de cada bairro. Os CITS atendem as comunidades dos bairros Jangurussu, Conjunto Ceará, Mucuripe, José Walter, Lagamar, Parque São José e São Bernardo e adjacências.

 

“Os CITS são equipamentos da STDS que estão à disposição da comunidade, mesmo para jovens inscritos em outros programas do Estado, como o Primeiro Passo e o ProJovem”, afirma o Orientador da Célula de Educação Profissional, Professor Lafaiete. Com 25 alunos por turma, rapazes e moças adquirem qualificação profissional e social nas áreas de esporte, cultura, arte, lazer, além dos cursos profissionalizantes.

Estrutura

 

Cada CITS funciona com um laboratório temático. O espaço é utilizado para capacitar o público de acordo com as atividades realizadas em cada bairro. No Lagamar existe instalado um laboratório de alimentos; no Mucuripe, de turismo e línguas; Parque São José, de telemarketing; Messejana, de confecção e moda; Conjunto Ceará e José Walter, de hardware; e Jangurussu, laboratório de serviços domésticos. Os cursos têm duração de 200 horas aula. Em quadro dos CITS é realizado curso de formação em fotografia e vídeo, contemplando 80 estudantes.

São desenvolvidas ainda ações de geração de emprego e renda no entorno de cada Centro, proporcionando o fortalecimento da economia dos bairros. Além disso, todas as unidades são conveniadas ao Sistema Nacional de Emprego (SINE-CE), facilitando, desse modo, o encaminhamento do jovem estudante ao mercado de trabalho.

Cada unidade possui auditório com estrutura para realização de vídeo-conferências, laboratórios de eletromecânica e informática, salão de jogos educativos, biblioteca multimídia, salas de aula, salas de professores, salas de secretaria e coordenação, cantina, banheiros e almoxarifado. As capacitações contam com o suporte de parceiros como o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), além da participação de entidades sociais civis.

Data: sexta-feira, 11 de fevereiro
Hora: 10 horas
Local: CITS do Lagamar – Rua Monte Cristo, 191 – Aerolândia.

10.02.2011

Assessoria de Comunicação Social e Marketing da STDS
Carlos Eugênio (imprensa@stds.ce.gov.br / 3101.2099 / 2089)