Litoral deve ter chuvas no fim de semana

11 de fevereiro de 2011 - 19:14

Para o fim de semana, 12 e 13 de fevereiro, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) aponta tendência de céu parcialmente nublado com possibilidade de chuvas na faixa litorânea e na parte sul do Ceará. Nas demais regiões, deve haver chuvas isoladas, com pouca nebulosidade. Observa-se que a ramificação da Zona de Convergência Intertropical, responsável pelas precipitações desde quinta-feira, 10, permanecerá atuando no Ceará durante o fim de semana.

 

 

Na madrugada desta sexta-feira (11), foi este sistema meteorológico que favoreceu a formação de nuvens do tipo cumulus nimbus. Estas nuvens se caracterizam pela cor cinza escuro e têm espessura vertical de cerca de 5 quilômetros. Nelas, são comuns a ocorrência de raios e trovões, bem como foi observado na Capital cearense. A chuva em registrada pela Funceme em Fortaleza foi de 46 milímetros. A maior chuva no Estado ocorreu no município de Granja, com 85 milímetros. Foi observada precipitação em 43 cidades do Ceará.

 

Acima da média

 

O prognóstico da quadra chuvosa, divulgado pela Funceme no dia 19 de janeiro, previa chuvas em torno da média histórica em todas as regiões do Estado. Na ocasião, havia a atuação do fenômeno La Niña no Oceano Pacífico e uma indefinição na temperatura do Oceano Atlântico. Segundo Paulo Barbieri, meteorologista, Esta configuração foi alterada e a temperatura do Atlântico tem aquecido na parte sul, o que favorece boas chuvas no Estado. “Teremos uma nova reunião climática, no dia 17, no Rio Grande do Norte, onde devemos atualizar o prognóstico, apontando maior probabilidade de chuvas acima da média em todas as regões cearenses”.

 

11.02.2011

 

Assessoria de Imprensa da Funceme

Guto Castro (8814.4194 ou 3101.1101)