Nova Praça Luiza Távora será inaugurada nesta segunda-feira (14)

11 de fevereiro de 2011 - 13:38

O Governo do Estado entrega aos cearenses nesta segunda-feira (14), às 18 horas, a nova Praça Luiza Távora, popularmente conhecida como praça da Ceart, que foi totalmente reconstruída. O projeto de arquitetura e paisagismo foi uma solicitação da primeira-dama do Estado, Maria Celia Habib Moura Ferreira Gomes, por seu compromisso com a condição de acessibilidade nos espaços públicos e com a valorização do artesanato cearense. Em resposta, a nova praça foi concebida conforme normas técnicas do Desenho Universal. Nela, o conceito de acessibilidade manifesta-se pela eliminação das antigas barreiras, rebaixamento de meio fio, instalação de rampas e de faixas de pedestres e pisos podotáteis (de alto relevo) marcados com linhas que permitem o livre e independente trajeto de todas as pessoas.

A nova praça ganha também o conceito de parque, em dimensão transversal que reúne, num mesmo espaço, esporte, arte, cultura, turismo, lazer  e segurança aos seus usuários. Sugerindo um ambiente de convivência, a praça vai proporcionar a interação entre diversos públicos. Para tanto, estão sendo instalados equipamentos de ginástica acessíveis, brinquedos e pista de skate, ampliando as opções de lazer de crianças e adolescentes. A inauguração está prevista para o próximo dia 14, com a presença da primeira-dama, Maria Célia; do Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Evandro Leitão e demais autoridades.

 

 

Café Cultura

Outra melhoria em andamento é a reforma do carro do trem de passageiros (o termo vagão é utilizado apenas para o transporte de cargas), estacionado na Praça, onde será instalado um “Café Cultura”, com ambientação favorável à leitura, e serviço de confeitaria regional. Fabricado na Bélgica e fornecido pelas empresas Serva Ribeiro e Companhia de São Paulo, o carro integrava o trem que chegou ao Ceará na década de 30. “O equipamento está sendo recuperado para voltar a ter o aspecto da época”, diz Josete Andrade, assessora da Primeira Dama.

Vitrine

Localizada em um ponto privilegiado de Fortaleza, margeada pela avenida Santos Dumont e as ruas Carlos Vasconcelos, Monsenhor Bruno e Costa Barros, a Praça Luiza Távora, é uma vitrine para a comercialização do artesanato, sendo, há mais de 20 anos, uma referência nacional da própria cultura cearense. Nela estão inseridos diversos equipamentos importantes para o desenvolvimento social e econômico do Estado como a Central Cearense de Artesanato (Ceart), que sob a gerência da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, e apoio da Primeira Dama, desenvolve o Programa Estadual de Artesanato e Economia Solidária.

Alem da CEART, a área abriga a sede do Programa Ceará Acessível, idealizado pela Primeira Dama do Estado e executado pelas secretarias estaduais com ações de garantia dos direitos de pessoas idosas e pessoas com deficiência em todo o Estado, e ações da Coordenadoria do Trabalho da STDS, com capacitação para jovens, inscrição para cursos nos – Centros de Inclusão Tecnológica e Social – CITS e rodas de leitura,entre outras atividades. Concentra ainda o funcionamento da Gráfica Braille, a gestão do Portal Ceará Inclusivo e a Ouvidoria da pessoa idosa e pessoa com deficiência.

Estão sendo reformados também dois castelos para abrigar oficinas de capacitação de artesãos e exposição de seus produtos. “Com isso os visitantes terão a oportunidade de acompanhar o processo de criação dos produtos artesanais. É um atrativo a mais para o turista e uma forma de ampliar a divulgação do artesanato cearense”, conclui a coordenadora da Ceart, Amanaci Diógenes.

 

Ceart3

07.02.2011

Assessoria de Imprensa

Vólia Rocha ( rvolia@yahoo.com.br – volia.fonseca@stds.ce.gov.br / 85 3254.4028 – 8728.0360)