Governador participa I Marcha Municipalista do Ceará

18 de fevereiro de 2011 - 21:59

O governador Cid Gomes participou, na tarde desta sexta-feira (18), da I Marcha Municipalista do Ceará, realizada pela Associação dos Municípios e Prefeitos do Ceará (Aprece), no auditório do Sebrae. No evento, Cid Gomes recebeu a Pauta Geral dos Municípios, em que foram apresentadas as demandas das regiões, e agendou para a próxima semana uma reunião entre a Associação e o Governo do Estado. “O melhor caminho para o fortalecimento dos municípios no País é através da luta, da mobilização e do debate”, afirmou Cid. O governador também foi agraciado com a comenda Américo Barreira. “Eu sou municipalista. De todas as experiências na vida pública, a de Prefeito foi a melhor que eu tive”, agradeceu.

 

Durante o encontro com os chefes dos executivos municipais, o Governador compartilhou o debate de duas matérias encaminhadas pelo executivo estadual à Assembleia Legislativa, e que de acordo com ele, repercutem no dia a dia dos municípios. Uma delas é a criação do Fundo Estadual de Atenção Secundária de Saúde, já aprovado pelo Parlamento e aguardando a sanção do presidente da Casa. O fundo prevê que os 15% retidos para o Fundo sejam direcionados para o custeio das Policlínicas, dos CEOs, do Samu e das Upas. A expectativa, segundo Cid Gomes, é de que o Fundo de Saúde movimente cerca de R$ 350 milhões por ano. O governador também afirmou que está implantando no estado um modelo de prestação de serviços de saúde que será referência para o Brasil.

 

A outra matéria, citada pelo Governador, foi a que cria um modelo simplificado para a concessão de licenças ambientais através da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). De acordo com Cid Gomes, a medida atende a uma demanda dos municípios, que muitas vezes perdiam oportunidades junto aos governos estadual e federal, uma vez que a concessão de licenças era bastante demoradas. “Apesar da polêmica, nunca quis degradar o meio ambiente. Desde 1978 milito nesta causa, mas acredito que a preocupação com o meio ambiente deve estar relacionada a qualidade de vida das pessoas”, defendeu Cid ao completar que os municípios, assim como o estado, adotem medidas compensatórias. “Se para uma construção 20 árvores tenham que ser derrubadas, que o município plante mais 200”, exemplificou.

 

Na reunião marcada para a próxima semana, Cid Gomes, debaterá com só prefeitos as demandas de cada região nos setores como educação, saneamento básico, infraestrutura, saúde, geração de emprego e renda, entre outros. “Meu objetivo é consolidar cada vez mais as parcerias para que possamos trazer cada vez mais benefícios para os municípios cearenses”, finalizou o Governdor.

 

18.02.2011

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 8878.8462)