Semace promove curso de capacitação sobre agrotóxicos para servidores

21 de fevereiro de 2011 - 14:31

Nesta segunda (21) e terça-feira (22) a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realiza uma capacitação para servidores do órgão com o tema “A Semace e os aspectos pertinentes à legislação de agrotóxicos no Estado do Ceará”. A equipe que trabalha com o controle de agrotóxicos, do Núcleo de Cadastro e Extensão Florestal (Nucef), vai repassar conhecimentos aos demais servidores de diversas áreas de atuação. A capacitação é uma realização da Coordenadoria Florestal (Coflo) e pela Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam).

 

A Semace é responsável pelo cadastro de produtos agrotóxicos, seus componentes e afins, bem como o registro das empresas que comercializam ou aplicam tais produtos no Ceará. Ainda hoje serão abordados aspectos de legislação, comercialização, impactos no meio ambiente e na saúde humana, uso correto dos componentes e alternativas de manejo. No fim do dia, serão formados grupos de trabalho divididos por temas.

 

Na terça, os grupos vão discutir e apresentar sugestões para a atuação da Semace no controle de agrotóxicos. Ao final da programação, será apresentada uma proposta de plano de ação a ser executado pela Semace em 2011. Após as discussões do grupo, o texto será encaminhado para avaliação da superintendência.

 

O objetivo do curso é disseminar o conhecimento técnico entre os servidores que trabalham nas áreas de educação ambiental, fiscalização, monitoramento e gerência das unidades de conservação, prioritariamente. Segundo o engenheiro agrônomo da equipe de agrotóxicos do Nucef, Flávio Rêgo, isso vai ampliar o alcance do trabalho da equipe de agrotóxicos no Estado. Com as contribuições de diferentes setores, o plano de ação também se torna mais completo. “A discussão integrada é mais rica e teremos um plano respaldado pelo Conpam, que formula as políticas ambientais do Estado”, afirma.

 

Serviço

Curso “A Semace e os aspectos pertinentes à legislação de agrotóxicos no Estado do Ceará”
– Dias 21 e 22 de fevereiro, de 8 às 12 horas e de 13:30 às 17 horas
– Local: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Rua Padre Francisco Pinto, nº 114, Benfica
– Palestrantes: Flávio Rêgo, Maria Acy França, Gisela Prata, Magda Marinho (Nucef/Semace)
– Público-alvo: Técnicos do Núcleo de Articulação Gerencial das Unidades de Conservação (Naguc), Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam), Coordenadoria de Fiscalização (Cofis), Coordenadoria de Controle e Proteção Ambiental (Copam), Coordenadoria de Tecnologia (Cotec) e Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam).
– Mais informações: 3101-5550 / 5516

 

21.02.2011

Assessoria de Imprensa da Semace

Luanna Patrícia (comunicacao@semace.ce.gov.br / 85 3101.5554)