STDS reúne gestores para apresentação do projeto Juventude Empreendedora

21 de fevereiro de 2011 - 13:21

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) realiza nesta segunda-feira (21) reunião com prefeitos e secretários de ação social dos nove municípios contemplados com o projeto Projeto Juventude Empreendedora 2011. O encontro acontece no no auditório da STDS, e tem como objetivo apresentar o projeto aos gestores e esclarecer como funciona a parceria entre Estado e municípios.

Esta é a quinta edição do projeto e beneficiará 450 jovens de Caucaia, Frecheirinha, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Irauçuba, Massapê, Mucambo, Pentecoste e São Luís do Curu. Cada município terá duas turmas com 25 jovens cada. Nos últimos quatro anos, o projeto já beneficiou 1.800 pessoas em 36 municípios. “A capacitação favorece o desenvolvimento de valores de responsabilidade social e de cultura empreendedora na formação desses jovens, além de integrá-los na sociedade e prepará-los para o mercado de trabalho”, destacou o titular da STDS, Evandro Leitão.

Para 2011, o Juventude Empreendedora recebe investimento de R$ 1,4 milhão do tesouro estadual, dividido mensalmente até o final do curso. Os municípios são responsáveis pela estrutura dos cursos. Durante oito meses, os beneficiados participarão de três etapas de capacitação com aulas teóricas e atividades práticas de serviço à comunidade. Ao final são inseridos no mercado de trabalho.

Mercado de Trabalho  

O objetivo do Juventude Empreendedora é garantir a formação básica dos jovens, bem como qualificá-los profissionalmente, proporcionando vivências práticas de intervenção social na sua comunidade e encaminhamento para o mercado de trabalho.

Em todas as fases, o Juventude Empreendedora trabalha comportamentos e condutas voltadas para a gestão empreendedora e a comercialização da produção. Na última etapa, a ação apresenta aos jovens caminhos para o mercado de trabalho, além de promover o assessoramento à criação de negócios individuais e coletivos.

Para participar do projeto é preciso ter entre 17 e 24 anos, renda per capita familiar menor ou igual a meio salário mínimo, estar matriculado no 3º ano do Ensino Médio ou já ter concluído os estudos em escola pública ou pertencer à família cadastrada no CADÚNICO.

Serviço:

Data: 21 de fevereiro

Horário: 14h30

Local: Auditório da STDS – Rua Soriano Albuquerque, 230, Joaquim Távora

21.02.2011

Assessoria de Imprensa da STDS

Carlos Eugênio (imprensa@stds.ce.gov.br / 85 3101.2099 – 2089)