Porto do Pecém lidera importação de algodão

23 de fevereiro de 2011

Com a liderança na exportação de frutas e calçados desde meados de 2010, o Porto do Pecém passa a liderar também o ranking de importação de algodão entre todos os portos brasileiros. Os dados são da Secex – Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

 

No mês de janeiro deste ano foram importadas através do porto cearense, 3.771 toneladas de algodão, o que representa um crescimento de 94% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram importadas 1.939 toneladas. Esses números dão ao Pecém uma participação de 35% entre os portos do País, seguido pelos terminais de Itajaí, em Santa Catarina, (19%); Santos (18%); Vitória (8%) e Suape, em Pernambuco (5%).

 

Na importação de produtos siderúrgicos o Pecém manteve a terceira colocação, com a participação de 10% do total importado pelos portos brasileiros. O primeiro colocado foi o de Santos, com 26%, seguindo-se o de São Francisco com 22, o Pecém (10%), Rio de Janeiro (8%) e Paranaguá, com 7%.

 

A estatística da Secex no que diz respeito às exportações confirmam, mais uma vez, a liderança do Pecém nos quesitos frutas e calçados. No ranking de exportação de frutas a participação do Pecém é de 57%, com 24 mil toneladas movimentadas, seguindo-se os portos do Mucuripe (17%), Santos (11), Natal (8) e Salvador (7%).

 

No quesito exportação de calçados o Pecém também permanece na liderança com participação de 46% e 2.151 toneladas movimentadas, seguindo-se os portos de Rio Grande com 28%, Santos (12%), Mucuripe (6%) e Suape (3%).

 

A movimentação de mercadorias através de contêineres registrou um acréscimo de 40% em relação ao mesmo período do ano passado, com o transporte de 132 mil toneladas, sendo 57 mil na exportação e 73 mil em importação.

 

O total geral de movimentação de mercadorias sofreu variação negativa de 29%, considerando que não foi registrada nenhuma operação no item granel líquido, em virtude de manutenção que está sendo realizada nos equipamentos da Petrobras. 


23.02.11

Assessoria de Comunicção da Cearáportos

Joseoly Moreira (joseoly@gmail.com / 85 3267.2525)