Inclusão Digital: HGF realiza curso de Informática Básica para funcionários

24 de fevereiro de 2011 - 14:03

Se antes os funcionários do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) não podiam fazer um curso de informática, a questão foi resolvida. O Hospital iniciou nesta semana para seus funcionários o curso Informática Básica, oferecido através de uma parceria entre a Secretaria da Saúde do Estado (SESA) e o Instituto CENTEC. O curso é gratuito e as aulas acontecem dentro do Núcleo de Tecnologia da Informação do próprio Hospital.

 

As aulas das duas primeiras turmas foram iniciadas na última segunda-feira (21). São 12 alunos por turma com aulas no período da manhã (8 às 12h) e da tarde (13 às 17h). Em duas semanas, os alunos terão 40 horas de aulas, onde vão aprender os princípios básicos da Informática, se familiarizando com o computador e com alguns programas como Windows, Word, Power Point e Excel.

 

A iniciativa atende  os “desconectados”, ou conhecidos como analfabetos digitais. A falta de acesso ou de interesse exclui muita gente, que às vezes não sabe sequer ligar um computador. Essa parcela da população talvez não saiba. Mas a falta de conhecimentos de tecnologias digitais pode dificultar e muito a conquista e até a manutenção de uma vaga no mercado de trabalho. No HGF, tem muita gente ainda desconectada da era digital. Mas muitos estão atentos à esta necessidade. Uma prova disso é que todas as vagas abertas para este ano já estão preenchidas.

 

Sempre conectado com as novidades da área, o coordenador da Unidade de AVC do HGF, médico neurologista João José Carvalho, aprovou a iniciativa da Unidade. “Há cerca de um mês estou usado um Ipad no acompanhamento dos pacientes. Posso acessar os dados de qualquer paciente do Hospital, de qualquer lugar. Isso otimiza todo o atendimento. É bom para a equipe de profissionais e para os pacientes também”, exemplificou.

 

24.02.2011

Assessoria de Imprensa do HGF

Gilda Barroso (gildabarroso@gmail.com / 85 3101-7086 – 9925.5762)