STDS promove esporte e lazer para jovens dos Centros Educacionais

4 de março de 2011 - 18:10

Recreação, família, religiosidade e esporte são ótimos elementos para ressocialização da juventude. Nesse sentido, o Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) realiza, a partir desta sábado (05), e seguindo por todo o Carnaval, uma série de atividades desporto-recreativas, artísticas e culturais para os jovens assistidos pelos Centros Educacionais da capital. Com jogos de futebol society e de salão, os internos terão a oportunidade de, nesse período de festas, interagir com familiares e instrutores educacionais em cinco dias de diversão.

 

Os campeonatos acontecem na parte da manhã nos Centros Educacionais do Dom Bosco, Aldaci Barbosa Mota, Passaré, Patativa do Assaré, São Francisco, São Miguel e Cardeal Aloízio Lorscheider e contará com a participação de 100% dos socioeducandos. Durante a tarde, atividades religiosas com a família dos adolescentes e premiação para os 1º, 2º e 3º colocados, além dos atletas destaque, como goleiro menos vazado, maior artilheiro, melhor jogador e atleta mais disciplinado dos torneios.

 

Ressocialização

 

A iniciativa faz parte das ações do Estado, por meio da Coordenadoria de Proteção Social Especial, que atua através de propostas pedagógicas, alinhadas à inserção da família dos jovens, como forma de reintegrá-los à sociedade. Somadas às atividades de qualificação profissional desenvolvidas em parceria com a iniciativa privada, rapazes e moças em cumprimento de medidas socioeducativas do estado têm a chance do retorno ao convívio em sociedade.

 

Ações educativas e profissionalizantes

 

Além das ações de escolaridade, com funcionamento sistemático de oficinas pedagógicas e práticas educativas, a STDS promove educação profissional aos jovens dos Centros, oferecendo-lhes a chance de retorno ao contexto sociofamiliar, além da oportunidade de profissionalização. Essas oportunidades são dadas a partir de parcerias com empresas privadas.

 

Nas unidades, todos os adolescentes desenvolvem atividades lúdicas, esportivas, culturais e religiosas, além de receberem completa assistência psicológica, orientação e acompanhamento de doenças sexualmente transmissíveis (DST/AIDS), de saúde geral e odontológica.

 

Serviço

 

Contato: Carlos Teles – 8878.8515

 

CEPA: Rua Jurandir Alencar, 2555 – Messejana
CESF: Rua Ilha do Bote, s/n – Antônio Bezerra
CEABM: Travessa Costa Rica, s/n – Antônio Bezerra
CEDB: Rua Eldorado, s/n – Passaré
CECAL: Rua Ipaumirim, 630 – Pantanal
CESM: Rua Menor Jerônimo, s/n – Jardim União

 

04.03.2011

Assessoria de Imprensa da STDS

Carlos Eugênio Saraiva (imprensa@stds.ce.gov.br / 85 3101.2089/2099)