Cid Gomes autoriza início das obras do Metrô de Sobral

5 de março de 2011 - 01:08

O Governador do Estado, Cid Gomes, assinou na noite desta sexta-feira (04) a ordem de serviço para início das obras civis para a implantação do Metrô da cidade de Sobral, no Norte do Estado. “O objetivo dessa é obra é atender ao povo sobralense naquilo que ele tem como umas das suas maiores preocupações, o transporte público da cidade. O Metrô vai reforçar o serviço que já existe garantindo que a população possa se deslocar de forma mais rápida e com qualidade”, reforçou Cid.

 

O Metrô de Sobral terá dois ramais – com 6,4 quilômetros e 5,7 quilômetros – que se integrarão numa estação totalizando 12,18 quilômetros de trecho ferroviário dentro do perímetro urbano do município. “Esse projeto prevê dois tipos de obra. Ao sul da cidade a empresa vai recuperar a linha que já existe, ela será totalmente substituída. Ao Norte será implantada uma linha férrea totalmente nova”, explicou o secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele. Na obra o Governo do Estado investirá R$ 38,7 milhões, e em 18 meses a população poderá usufruir do serviço.

 

O primeiro ramal, que já funciona para o transporte de cargas, será remodelado para a utilização também do transporte de passageiros. Essa linha vai contornar o Centro da cidade, ligando os bairros da Cohab 2, no extremo leste, ao bairro do Sumaré, no oeste. Ao longo do trecho serão construídas seis estações – Sinhá Saboia-Cohab II, Dom Expedito, Boulevard do Arco, Coração de Jesus, Dom José e Sumaré.

 

O segundo ramal vai ligar o Polo Industrial da Grendene, localizado à margem da avenida onde existia o antigo ramal ferroviário de Camocim, no bairro da Expectativa, ao bairro Cohab III, passando pelos bairros do Junco e Terrenos Novos. Nele serão construídas cinco estações – Grendene, Junco, José Euclides, Alto da Brasília e Cohab III.

 

Cinco veículos leves sobre trilhos (VLTs), de dois carros bidirecionais cada, serão responsáveis pelo transporte dos passageiros. Os carros também vão contar com dupla cabine de comando, tração hidráulica e motorização a diesel, além de atender as normas de acessibilidade. Segundo o Governador os veículos já estão sendo construídos por uma empresa cearense, localizada no município de Barbalha, no Cariri. Cid também anunciou que o Metrô funcionará com uma tarifa subsidiária. “A passagem deve ficar em torno de R$ 1”, completou.

 

Para o chefe de gabinete do Governo do Estado, Ivo Gomes, a implantação do Metrô vai solucionar uma das principais dificuldades da população. “Ela vai beneficiar a todos, especialmente aqueles que precisam se deslocar dos bairros mais distantes da cidade”, reforçou.

 

Em seu discurso o prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda, agradeceu o benefício que o Metrô vai trazer aos sobralenses. “Essa noite tem uma importância muito grande para o povo. Essa ordem de serviço representa uma conquista fundamental para a reforma do sistema de transporte público da nossa cidade”, avaliou o prefeito.

 

Obras em Sobral

 

Durante a solenidade em Sobral, Cid ainda lembrou diversas obras que estão sendo realizadas e que atenderão outras demandas da população de Sobral e da Região. Na área da saúde, Cid citou a construção do Hospital da Região Norte, da Policlínica e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Na segurança o Governo do Estado reforçou o patrulhamento da cidade com a implantação do Ronda do Quarteirão, inaugurou o prédio onde funciona a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), e a Cadeia Pública. “Estamos procurando trazer mais empresas para a cidade, para garantir que a população não precise se deslocar para a capital em busca de emprego. Que é também umas das suas principais preocupações”, finalizou Cid.

 

O evento em Sobral contou com a presença do superintendente do Departamento de Edificações e Rodovias (DER), Quintino Vieira; do presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), Rômulo Fortes, da secretária da Educação, Izolda Cela; do deputado estadual, Rogério Aguiar, de prefeitos e autoridades da região.

 

04.03.2011

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 8878.8462)