Região Norte: Cid inaugura novos trechos da CE-168

9 de março de 2011 - 17:31

O governador Cid Gomes inaugurou na manhã deste sábado (5) dois trechos da CE 168, localizados na Região Norte do Estado. O primeiro trecho, com extensão de 13,6 quilômetros, liga o município de Itapipoca ao distrito de Assunção. O segundo trecho liga Itapajé ao distrito de Camará e tem 21,4 quilômetros de extensão. Para as duas obras fazem parte do Programa Rodoviário de Integração Social do Estado-Ceará III, que tem o objetivo de construir e recuperar a malha viária do Estado. Ao todo foram  investidos R$ 20,5 milhões  oriundos do Tesouro do Estado e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

 

Em seu discurso, Cid ressaltou que a construção da estrada interliga municípios e permite o desenvolvimento da região. “Essa estrada interliga regiões e é fundamental para trazer desenvolvimento para Itapipoca e Itapajé, diminuindo distâncias entre as duas cidades reduzindo de 70 quilômetros para 33 quilometros – menos da metade do percurso. Isso ajuda no acesso à educação e  saúde”, disse Cid, que ressaltou a gratidão pela confiança da população da região.”Tudo que eu fizer vai ser ainda muito pouco diante do sentimento de gratidão que tenho por vocês”, enfatizou o Governador. 

 

O prefeito de Itapajé, Padre Marques, agradeceu a obra e ressaltou a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura nas melhorias da qualidade de vida para a população. O prefeito de Itapipoca, João Barroso, que também compareceu ao evento, e ressaltou a importância da estrada para o desenvolvido da região. “A população de Itapipoca ganhaou uma serra e a de Itapajé ganhou uma praia”, bricou o prefeito.

 

Estiveram presentes nas solenidades os deputados federais Padre José Linhares, José Guimarães e José Airton e os deputados estaduais Zezinho Albuquerque, Sérgio Aguiar, Téo Menezes, Rogério Aguiar e João Jaime.

 

Açude Ipu

 

Ainda no sábado (5), o governador Cid Gomes assinou o ordem de serviços para o início imediato da construção do Açude Ipu, localizado no Município de Itapajé, zona Norte do Estado. Foram assegurados mais de R$ 7 milhões, provenientes do erário estadual, para a concretização da obra hídrica destinada a beneficiar diretamente 45.526 habitantes daquele município e produtores e criadores ribeirinhos do rio Ipu, principal fonte supridora do açude. O prazo para a conclusão das obras é de 360 dias.

 

O  secretário adjunto dos Recursos Hídricos, Daniel Sanford Moreira, explicou que o novo reservatório terá  capacidade para armazenagem de 4,5 milhões de metros cúbicos de água e deverá represar as primeiras águas das chuvas previstas para a quadra invernosa do próximo ano.

 

09.03.2011

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comuicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 8878.8462)