Semace promove mergulho alusivo ao Dia Internacional da Água

10 de março de 2011 - 17:40

Em comemoração ao Dia Internacional da Água, comemorado no dia 22 de março, técnicos da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio do Núcleo de Articulação Gerencial das Unidades de Conservação (Naguc), realiza nesta sexta-feira (11), a partir das 10 horas, mergulho no Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio (localizado a 10 milhas náuticas do Porto do Mucuripe – direção 60° Nordeste). De acordo com a gerente da unidade de conservação (UC), Rosa de Lisieux, a ação tem como objetivo promover uma limpeza visando a preservação do local.

A ação contará com a participação de fiscais e educadores ambientais das coordenadorias de Fiscalização (Cofis) e Extensão e Educação Ambiental (Codam) da autarquia. Na oportunidade, eles serão orientados por técnicos da Atlântida Esporte e Aventura, que realiza mergulhos autônomos com mergulhadores credenciados e iniciantes, propiciando um contato com os seres marinhos que vivem no ecossistema do parque.

De acordo com Rosa de Lisieux, além de promover a conscientização ambiental da UC, a iniciativa da Semace tem como intuito firmar um convênio junto a Atlântida e a Universidade Federal do Ceará. “Com o convênio firmado, vamos trabalhar para a questão da educação ambiental, fiscalização e monitoramento do Parque”, explica a gerente da UC. Segundo ela, os técnicos vão a, aproximadamente, 27 metros de profundidade para realizar a limpeza do local.

Saiba mais

O Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio foi criado através da Lei Estadual Nº 12.717 de 05 de Setembro de 1997. O lugar é a única UC marinha do Estado, com uma área de 33,20 km² distante a 10 milhas náuticas (aproximadamente 18,5 km) do Porto do Mucuripe, em Fortaleza. A unidade de conservação se destaca pela qualidade e quantidade de vida marinha, além de suas águas mornas, com temperatura variando entre 27º e 29ºC. A visibilidade é considerada caribenha, podendo chegar até 30 metros.

O “Dia Mundial da Água” foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas e é comemorado todo dia 22 de março. Nesse período vários Estados se mobilizam para realizar atividades concretas que promovam a conscientização sobre o assunto.

 

Serviço:

 

“Mergulho alusivo ao Dia Internacional da Água”
Data: 11 de março (sexta-feira)
Local: Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio
Horário: a partir das 10 horas
Saída de Fortaleza: Av. Beira Mar 4344 (próximo aos barcos de passeios), a partir das 7 horas
Fonte Atlântida Esporte e Aventura: Eduardo Franklin – celular: (85) 8899-7150

 

10.03.2011

Assessoria de Imprensa da Semace

Ana Luzia Brito (comunicacao@semace.ce.gov.br / 85 3101.5554 – 8653.8337)