Cid Gomes inaugura Escola Profissionalizante em Maracanaú

11 de março de 2011 - 13:05

Jovens do município de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza,  vão ter a oportunidade de concluir o Ensino Médio e concluir um curso profissionalizante com qualidade. O governador do Estado, Cid Gomes, inaugurou na noite desta quinta-feira (10) a Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Maria Carmem Vieira Moreira, a segunda unidade educacional implantada no município. O equipamento permitirá que os alunos concluam o Ensino Médio integrado a um curso técnico, garantido maiores chances de que os jovens se insiram no mercado de trabalho. “O que faz a diferença na vida de uma pessoa é a oportunidade que ela tem na área da educação. É a educação a grande responsável por diminuir as desigualdades sociais”, avaliou o Governador durante a solenidade.

 

Na EEEP de Maracanaú foram investidos mais de R$ 8 milhões na obras de edificação. Outros R$ 2 milhões foram destinados para a aquisição de equipamentos. O montante foi um investimento do Governo do Estado em parceria com o Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC). Na avaliação do Governador, esse é o melhor investimento que o poder público pode fazer para mudar a realidade do nosso País. “Eu tenho a seguinte concepção, se a escola é pública ela tem que ser a melhor. Tem que oferecer um ensino de qualidade e funcionar com os melhores equipamentos”, completou.

 

A unidade segue a concepção de qualidade prevista pelo MEC para escolas de educação profissional, que conta com uma estrutura de 4,5 mil metros quadrados, 12 salas de aula, auditório para 201 lugares, biblioteca e bloco pedagógico-administrativo. Além das aulas do Ensino Médio tradicional, os estudantes terão aulas práticas nos laboratórios tecnológicos, de línguas, informática, química, física, biologia e matemática. Já os cursos técnicos ofertados nessa unidade serão de Tecelagem, Secretariado, Química e Vestuário.

 

Em seu discurso a secretária estadual da educação, Izolda Cela, lembrou que os alunos terão a chance não só de estudar em um equipamento bem estruturado, como poderão contar com reforço para que concluam seus estudos com qualidade. “A estrutura é um super importante, mas é fundamental que a gente possa construir aqui um projeto educacional de qualidade. E a Seduc é a responsável por fazer com o que aconteça na Escola seja bem feito”, reforçou.

 

A aluna Isabeli Martins da Silva, uma da jovens beneficiadas com a implantação da escola no município, agradeceu ao Governador a oportunidade. “Essa escola vai permitir que muitos jovens como eu, aqui do Maracanaú, consigam um emprego e não se envolvam em coisas que não prestam”, lembrou Isabeli.

 

Assim como a aluna Isabeli Martins, outros 60 mil jovens terão a mesma oportunidade. O projeto do Governo do Estado é que mais de 100 Escolas Profissionalizantes sejam implantadas em todas as regiões do Ceará. Atualmente a rede estadual de educação profissional cearense conta com 19 mil matriculados em 64 EEEPs já implantadas.

 

A solenidade em Maracanaú foi prestigiada pela Primeira Dama do Estado, Maria Célia Habib Moura Ferreira Gomes; pelos secretários estaduais, Adail Fontenele, da Infraestrutura; Francisco Bezerra, da Segurança; Ferrucio Feitosa, da Secretaria Especial da Copa; e pelo superintendente do DER; Quintino Vieira. Deputados federais e estaduais, além de autoridades locais também participaram da solenidade de inauguração.

 

11.03.2011
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 8878.8462)