Iniciada licitação para abastecimento de água e esgotamento sanitário em Frecheiras

11 de março de 2011 - 13:26

A Secretaria do Turismo do Estado (Setur) enviou a Procuradoria Geral do Estado (PGE) para licitação, o edital para a implantação dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário da localidade de Flecheiras, no município de Trairi – Litoral Oeste cearense. Os envelopes contendo os documentos de habilitação e as propostas comerciais serão abertos em sessão pública marcada para o dia 22 de março de 2011, às 9h30min, na Comissão Central de Concorrências (CCC), localizada no bairro Edson Queiroz. Com valor estimado em R$ 12.450.268,29, a obra será paga com recursos oriundos do Tesouro do Estado.

 

Atualmente, o sistema de abastecimento de água existente na localidade de Flecheiras não se adequa aos padrões adotados pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), sendo totalmente descartado para a implantação do novo sistema de abastecimento de água. O projeto, consiste na captação de agua através de vias subterrânea provenientes de poços tubulares. O material captado será reunido em um reservatório apropriado para, posteriormente, ser encaminhada à rede de distribuição. Na localidade, também não existe sistema público de coleta e tratamento de esgotos, predominando a utilização de fossas rudimentares. Com a finalização do processo de licitação, a empresa contratada terá um prazo de 420 dias para concluir a obra, contados a partir da assinatura da ordem de serviço.

Sistema de abastecimento de água

 

Para a implantação dos sistemas de abastecimento de água na localidade de Flecheiras, no município de Trairi, serão executadas, inicialmente, as obras de demolição da estação de tratamento de agua existente. Após esse fase, será construído o sistema de captação em poço tubular e a construção da estação de tratamento de agua, com capacidade de armazenamento de 300 metros cúbicos. Serão realizados também, os erviços de execução de adutora de água tratada; construção de reservatório elevado em concreto armado, com capacidade de armazenamento de 200 metros cúbicos; execução de rede de distribuição de água tratada, cuja extensão total será de 13.842,00 metros.

 

Sistema de esgotamento sanitário

 

De acordo com o sistema de proposto pela Setur e pela Cagece, a rede coletora sanitária contemplará 02 sub-bacias. O esgoto coletado sera recalcado por meio de uma estação elevatória ate a sub-bacia 2, na qual haverá outra estação elevatória para recalcar este esgoto ate a estação de tratamento, sendo processado tratamento preliminar, constituído de gradeamento na sub-bacia 2 e gradeamento e caixa de areia na sub-bacia 1. o tratamento do esgoto sera efetuado por meio de estação compacta, constituída pela construção de 933 unidades de ligações intra domiciliares e 933 unidades de ligações prediais. Após concluída, a rede coletora de esgotamentos terá extensão total de 12.563,93 m.

 

Confira o edital no site da Seplag (em consulta de licitações), no link abaixo:
http://licita.seplag.ce.gov.br/pub/147747/EDITAL%20CP%2020110001-SETUR%20-SAA-SES%20-FLECHEIRAS.pdf

 

11.03.2011

Assessoria de Comunicação da Setur
Carmen Inês (ascom.setur@setur.ce.gov.br / 3101-4661)