Juazeiro recebe Praça dos Romeiros neste sábado (12)

11 de março de 2011 - 18:17

Os moradores do município de Juazeiro do Norte, na Região do Cariri, receberão amanhã (12), às 10 horas, a nova Praça dos Romeiros. O governador Cid Gomes, ao lado do secretário das Cidades, Camilo Santana, entregará uma área construída de 41.386,54 metros quadrados, com o objetivo de valorizar e incrementar o turismo religioso, já tradicional na região. O novo equipamento, que recebeu investimentos de R$ 9.508.094,94 do Tesouro do Estado, contará com 1.100 quiosques, divididos em quatro tipos de forma e tamanho. Destes, 1.052 serão utilizados para a comercialização de produtos religiosos, além de 48 sanitários integrados e ainda mais quatro blocos de sanitários independentes.

 

Na Praça, que fica ao lado da Basílica Menor Mãe das Dores –  popularmente conhecida como Igreja Matriz de Juazeiro do Norte -, haverá uma área coberta de 26.972,54 metros quadrados, com estrutura especial de telha de aço. A área de convivência, com iluminação, bancos e estacionamento, terá 14.414 metros quadrados. A Secretaria das Cidades foi responsável por erguer a estrutura, que será gerenciada pela Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa).

 

Desde o início de março, a Ceasa já iniciou o cadastro de interessados na ocupação do Centro de Apoio aos Romeiros. Conforme o diretor-Presidente da Ceasa, Reginaldo Moreira, até o momento já somam 468 cadastrados e aptos a participar. Nesta sexta-feira (11), ele informa que o cadastro foi fechado temporariamente para realização do sorteio desses cadastrados. Na próxima quarta-feira (16), será novamente reaberto o cadastramento, até se alcançar o número de quiosques disponíveis. Conforme Reginaldo, no mínimo, mil pessoas serão beneficiadas diretamente.

 

Para poder participar, os pretendentes precisam desenvolver atividade de comercialização voltada para as romarias de Juazeiro do Norte. Deve-se, então encaminhar documentação necessária – comprovante de residência e cópia do CPF e RG -, além de estar em dia com obrigações municipais, estaduais e federais relativas aos dois últimos anos.

 

O cadastro pode ser realizado por interessados de Juazeiro do Norte, incluindo os ambulantes e os comerciantes que ocupavam as pistas e calçadas das ruas Padre Cícero, São Pedro, Dr. Floro, da Matriz, do Brejo, do Cruzeiro e da Travessia Isabel da Luz nos períodos de romaria, e por pretendentes de outros municípios que costumeiramente participam das romarias.

 

A documentação deve ser apresentada na Basílica Menor Mãe das Dores, de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Endereço: rua Padre Cícero, ao lado do Ciclo Operário São José, Juazeiro do Norte.

11.03.2011

 

Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades

Giselle Dutra (85) 3101.4462 / (85) 88012382