Dia Mundial da Água acontece nesta terça-feira (22)

22 de março de 2011 - 13:08

 

Nesta quarta-feira (23), às 9 horas, o Governo do Estado, por meio da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) realiza a cerimônia de abertura da Semana da Água no Ceará, em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 março, conforme a Organização das Nações Unidas (ONU). O dia será comemorado também na maioria dos municípios do Estado, a partir de uma iniciativa da sociedade civil com participação das diretorias dos onze Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs).

 

A programação da SRH e suas vinculadas, Cogerh e Sohidra, ocorrerá no auditório do edifício-sede da Secretaria (Cambeba), e contará com a presença do secretário César Augusto Pinheiro. Em seguida acontece uma mesa-redonda, com o tema “Sustentabilidade dos Recursos Hídricos”, comandada pelo professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), José Carlos Araújo, e dos debatedores Hugo Estênio, da Cogerh, e Michele Matos, do CBH-RMF.

 

Durante a programação, denominada “Cidadania e Gestão das Águas”, também será prestada homenagem especial a onze usuários que são reconhecidos pelas comunidades dos onze Comitês de Bacias Hidrográficas pelos esforços em defesa da água, junto as suas comunidades interioranas. A distinção constará da entrega de certificados de reconhecimentos aos homenageados.

 

A programação prossegue durante a sexta-feira (25), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), em Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe, com manifestações pelo Dia Mundial da Água e o lançamento dos Vídeos dos Vales do Jaguaribe e Banabuiú, numa inciativa dos CBHs da região.

 

Exposição


Desde a última segunda-feira (21) o Comitê de Bacias Hidrográficas da Região Metropolitana de Fortaleza está com a exposição I Mostra Fotográfica, no saguão da Secretaria dos Recursos Hídricos.

 

Atividades


O Governo do Estado, por meio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), também promove várias ações educativas em comemoração a data. Somente em Fortaleza serão realizadas 13 palestras e 9 apresentações de teatro de boneco. Também está prevista a realização de uma oficina Reciclocidades, em Santana do Cariri, em que serão trabalhados materiais recicláveis na confecção de artesanato. Em Juazeiro, o Governo, por intermédio da Cagece e da Secretaria do Meio Ambiente (Semace), irá distribuir mudas de plantas, durante uma Semana Ecológica, no parque.

 

As atividades interagem com a população para conscientizar sobre a importância do abastecimento com água potável e da preservação da água como fonte de vida.

 

Palestras

Data – dia 22/03
10:30hs – Teatro de mamulengos – Colégio Raio de Luz (End: Rua Araribóia, 192 – Parangaba) – 200 crianças – Contato: 4141-6521, Luciene.
14:00hs – Teatro de mamulengos – Fundação Nacional de Saúde-FUNASA – Contato: 3312-6775, Rita.
16:00hs – Palestra Educativa – Banco do Brasil (End: R. Barão do Rio Branco, 1321 – 1º andar – Centro) – Contato: 3253-2053, Tirza Carvalho.

 

22.03.2011

Assessoria de Imprensa da SRH com Assessoria de Imprensa da Cagece

Wilson Pinto (wilson.pinto@srh.ce.gov.br / 85 3101.4056)

Sabrina Lemos (sabrina.lemos@cagece.com.br / 85 3101.1828 – 3101.1826)