Orquestra Filarmônica encerra Semana da Mulher no Presídio Feminino

24 de março de 2011 - 18:35

A Orquestra Filarmônica do Ceará, sob a regência do maestro Gladson Lima, e o grupo de teatro das internas do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa fazem a programação cultural de encerramento da III Semana de Conscientização dos Direitos da Mulher Encarcerada, nesta sexta-feira (25 de março), a partir das 9 horas.

 

Composta por 45 músicos, a Orquestra Filarmônica se apresenta no último dia da programação, dedicado a promoção cultural. Como parte das comemorações será encenada, ao meio-dia, a peça “As Marias” para as internas e convidados presentes. Neste dia ainda a Coordenadora Estadual de Políticas para Mulher, Mônica Barroso, condecora a deputada estadual Patrícia Saboya, reconhecendo a sua atuação, como política, tanto no Ceará, como em Brasília, na luta pelas causas em defesa da mulher e da criança. A solenidade contará com as presenças do secretário adjunto da Justiça e Cidadania, Augusto Câmara, e do coordenador do sistema penitenciário, da Sejus, Bento Laurindo.

 

A Semana contou com  a participação de defensores públicos, médicos, enfermeiros, cabeleireiros, psicológos e uma gama de profissionais que deram sua contribuição para o desenvolvimento do tema “Reconstruindo seu Espaço na Sociedade” para as cerca de 500 internas. A diretora Analupe Araújo informa que sempre o IPF tem sido acolhido pela a solidariedade de entidades governamentais e não governamentais nas programações do calendário de eventos da Unidade. “Neste ano estiveram conosco a Coordenadoria Estadual de Políticas para a Mulher, do Gabinete do Governador do Estado, a Casa Civil, a Ouvidoria da OAB-CE, a Secretaria de Saúde de Aquiraz, a Associação dos Cabeleireiros e a Pastoral Carcerária.”

O evento, que é uma promoção da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), recebeu o apoio da Defensoria Pública do Estado do Ceará, no seu primeiro dia, com a presença de 11 defensores públicos para a análise, encaminhamento e agilização de 184 processos criminais, de custodiadas em situação provisória e de julgamento.  Durante toda a semana, o IPF foi contemplado com atividades variadas realizadas por seus parceiros, que além de oferecerem o cunho festivo, que envolve o mês de março com as lutas das mulheres numa leitura global, propiciou momentos de reflexão, ecumênico, de beleza e de valorização da autoestima para as detentas.

24.03.2011

Serviço:
Instituto Penal Feminino Desembargador Auri Moura Costa – (IPF)
BR 116, km 27, Aquiraz.
(85) 3101 2158

Assessoria de Comunicação da Sejus
Bianca Felippsen (85) 3101-2862 e ascom.sejus@gmail.com