População de Deputado Irapuan Pinheiro é beneficiada com adutora

25 de março de 2011 - 15:41

A falta de água não vai mais ser um problema para o município de Deputado Irapuan Pinheiro, no Sertão Central. Nesta quinta-feira (24) o governador do Estado, Cid Gomes, entregou à população o sistema adutor do município, uma obra que a população sonhava em ver construída há mais de 20 anos. O equipamento vai beneficiar mais de cinco mil pessoas da sede de Irapuan Pinheiro e dos distritos de Betânia, Aurora, Cacimbinha e Velame.

 

Segundo o Governador, a inauguração da obra representa o desenvolvimento do município, que a partir de agora terá água tratada para beber e água para produzir. “É um alegria entregar essa adutora. Não se pode admitir que em pleno século 21 ainda existam famílias sem consumir água de qualidade e sem água para a agricultura”, ressaltou Cid.

 

Na obra, o Governo do Estado, através da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), investiu R$ 2,7 milhões, com recursos oriundos do Tesouro Estadual.  O sistema adutor tem 150 milímetros de diâmetro, com uma vazão total de 12,75 litros por segundo. Ele é composto por uma estação de tratamento de água, cinco estações elevatórias – uma na sede e as outras nos quatro distritos -, eletro-bombas, casa de química, elementos filtrantes e canalização residencial a partir das estações elevatórias. Toda a construção da adutora foi fiscalizada pela Superintendência de Obras Hidráulicas do Estado (Sohidra). “O Estado sabia o quanto era importante essa adutora para as famílias do município. Quando levei o projeto para o Governador, ele viu a necessidade imediata desse equipamento e prontamente colocou os recursos do Tesouro do Estado para iniciarmos a obra”, ressaltou o secretário dos Recursos Hídricos, César Pinheiro.

 

Na ocasião Cid Gomes destacou o projeto do Estado, que em parceria com o Governo Federal, vai garantir água para todas as cidades do Ceará até o fim de 2014. Esse mesmo projeto deve levar energia para todas as famílias cearenses até o final deste ano. “Ao final deste governo vamos ter universalizado essas duas necessidades que considero básicas para qualquer família. Isso é uma obrigação do Estado e um direito de todos”, disse.  “Com boa vontade e zelo pelo dinheiro público garantimos recursos para melhorar a vida da população”, completou Cid.

 

 

Em nome da população, o prefeito Claudenildo Pinheiro, agradeceu ao Governo do Estado a entrega da adutora. “Hoje é um dia de muita alegria para o nosso povo. Realizamos um sonho e damos fim a um problema. Essa adutora vai resolver o maior problema da nossa cidade e dos nossos distritos, que sofriam com a falta de água tratada”, comemorou Claudenildo Pinheiro. Ele aproveitou a oportunidade para também agradecer a finalização do projeto da estrada que liga Deputado Irapuan Pinheiro ao município de Acopiara, no Centro- Sul.

 

 

Sobre a construção dessa estrada, o Governador informou que o próximo passo é buscar recursos, através de financiamento, para garantir que assim como Irapuan Pinheiro, nenhum município cearense seja fim de linha. “Durante o meu primeiro mandato, o meu objetivo era fazer com que todas as cidades tivessem pelo menos uma estrada asfaltada que ligasse a outro município. Construímos e reformamos três mil quilômetros de estrada e conseguimos alcançar esse objetivo. A nossa meta agora é que nenhuma cidade do nosso estado seja considerada fim de linha. A estrada Deputado Irapuan Pinheiro-Acopiara está dentro dessa meta”, finalizou Cid

 

 

25.03.2011

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicação@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)