Trade turístico cearense visita o Expo Ceará, na segunda-feira (28)

25 de março de 2011 - 20:43

Nesta segunda-feira (28), às 9h30min, o secretário do Turismo, Bismarck Maia, receberá os representantes do trade turístico cearense para uma visita ao Expo Ceará, o novo centro de feiras e eventos do Estado. O encontro tem como objetivo apresentar as instalações físicas concluídas do equipamento aos representes do setor.

 

Com cerca de 70% das obras físicas concluídas, empregando mais de 1.200 funcionários, a previsão é que o novo centro de feiras e eventos do Estado, o Expo Ceará, esteja pronto, inclusive com equipamentos completares, no segundo semestre de 2011. A construção do equipamento está sendo realizada pelo consórcio composto pelas construtoras Galvão Engenharia S/A e Andrade Mendonça S/A. A obra é uma demanda da Secretaria do Turismo do Estado (Setur).

 

Orçado em R$ 328.511.373,17 milhões, o Expo Ceará é o segundo maior da América Latina, com capacidade para abrigar até 30 mil pessoas em um único evento e possui projeto arquitetônico inspirado em aspectos típicos da paisagem e do artesanato cearense. A fachada terá as cores e as formas das falésias do litoral leste e sua estrutura lembra o bordado das rendeiras.

 

Ao todo, são 152,694 mil metros quadrados de área construída em terreno de 17 hectares, 21 mil metros quadrados de jardins e 3,2 mil vagas de estacionamento. Além disso, serão instalados vestiários, refeitórios, ambulatórios, banheiro família e fraldário, salas para produção de eventos, administração, segurança, brigada de incêndio, juizado de menores, vigilância sanitária e ouvidoria.

 

Após construído, o centro de eventos deverá oferecer 400 empregos diretos e 2 mil empregos indiretos, totalizando 2.400 pessoas empregadas direta e indiretamente, capacidade esta que poderá aumentar de acordo com o porte do evento.

 

Outra característica do equipamento é a sustentabilidade: refrigeração, iluminação, sanitários e acessibilidade atendem aos principais requisitos de preservação do meio ambiente e favorecem aos que têm dificuldades de locomoção. Por exemplo: o sistema de climatização presente em todos os setores, possui central de água gelada e tanque de termoacumulação, o que reduz consideravelmente o consumo de energia e prolonga a vida útil do sistema. Além disso, os sanitários possuem sistemas de escoamento de dejetos à vácuo, o que reduz o consumo de água.

 

Primeiro evento

 

De acordo com o secretário Bismarck Maia, o bloco leste do empreendimento  localizado por trás da Avenida Washington Soares, deverá ficar pronto logo no inicio do segundo semestre deste ano. No local, ocorrerá, no dia 12 de agosto, a feira Maquintex, que reunirá empresários e técnicos da indústria têxtil brasileira, em paralelo, da 14ª edição do Congresso Nacional de Técnicos Têxteis (CNTT).

 

O pavilhão leste tem 28 mil metros quadrados de área, o que, segundo Maia, será suficiente para realizar a feira têxtil.

 

Acessos

 

Complementar às obras do Expo Ceará, estão sendo priorizados os acessos ao equipamento e a melhoria do tráfego na região através da construção de quatro trincheiras (túneis) subterrâneas de 9,5 metros de largura.  Estes túneis vão eliminar dois semáforos e agilizar a entrada e a saída para o centro de eventos e equipamentos vizinhos. Orçadas em R$ 76.926.401,67, a construção destes túneis já se encontra com aproximadamente 28% das obras executadas. Os serviços foram iniciados em 6 de novembro, e tem prazo de construção de 360 dias contados a partir da assinatura da ordem de serviço. As obras também são realizadas, também, pelo consórcio Galvão Engenharia S/A e Construtora Andrade Mendonça S/A.

 

25.03.2011

Assessoria de Imprensa da Setur

Carmen Inês / Mara Cibely (ascom.setur@setur.ce.gov.br /  3101-4661 / 8783.5126)