Nutec volta a fazer vistoria de cilindros de GNV

28 de março de 2011 - 13:02

O motorista que utiliza GNV tem uma opção a mais na hora de verificar os defeitos do cilindro de armazenamento de gás. É que o laboratório hidropneumático da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) está de volta a ativa com o objetivo de prevenir acidentes causados por vazamentos de gás natural e má conservação do cilindro.

 

Segundo o chefe da Divisão de Mecânica Elétrica e Energia do Nutec, Raimundo Montefusco, após um breve período de manutenção e renovação da certificação junto ao Inmetro, o laboratório volta a requalificar cilindros, independente da sua norma de fabricação, garantindo a segurança dos usuários, dos demais motoristas e transeuntes.

 

Ainda segundo Montefusco, como Fortaleza é uma cidade que possui grande maresia, a corrosão pode comprometer a integridade física do cilindro, seja internamente ou alterando sua espessura da parede. Outros detalhes que os usuários devem dar importância são trincas, perca de massa, rosca danificada e depressões na parede do armazenador de gás.

 

A cada cinco anos, o Detran  exige que o usuário de gás natural veicular leve o cilindro para uma inspeção,  aonde serão verificadas as condições mínimas para continuar circulando. (De acordo com a resolução N. 25/1988 do Contram e a portaria N. 198/2000 do Inmetro).

 

28.03.2011

Assessoria de comunicação e marketing do Nutec
Arinne Oliveira (asscom@nutec.ce.gov.br / (85)31016925)