Unidade de AVC do HGF recebe visita de equipe do Hospital Albert Einstein de São Paulo

31 de março de 2011 - 18:20

A Unidade de AVC do Hospital Geral de Fortaleza, HGF, tem apenas um ano e meio de funcionamento, mas já chama a atenção de muitas unidades de saúde de todo o Brasil. A Unidade é a maior do País, com 20 leitos. No primeiro ano de funcionamento, evitou cerca de 300 mortes e deixou 400 pacientes livres de sequelas graves, consideradas incapacitantes. Para conhecer de perto o funcionamento desde unidade é que uma equipe de profissionais do Hospital Albert Einstein, de São Paulo, vem a Fortaleza nesta sexta-feira (1º). A visita está marcada para às 14 horas. O chefe da Unidade, João José Carvalho, deve apresentar toda a equipe do setor e mostrar como funciona o atendimento, da porta de entrada pela emergência até a alta do paciente. Segundo ele, os gestores do Albert Einstein querem estruturar uma unidade semelhante naquele hospital.

 

Inaugurada no dia 29 de outubro de 2009, a Unidade de AVC do HGF atendeu 1.400 pacientes no primeiro ano de funcionamento. Os pacientes tiveram acesso ao tratamento trombolítico e exames modernos como a tomografia realizada pelo tomógrafo multi-slice, que realiza o exame em apenas 5 segundos. Segundo o chefe da Unidade, João José Carvalho, a média de mortes por AVC dos pacientes atendidos no HGF é de 3,2%. Bem menor que a média de outros hospitais que é de 24%.

 

O Ceará é o único Estado do País a ter um programa de AVC aprovado pelo Conselho Estadual de Saúde. O Programa de Atenção Integral e Integrada ao AVC no Estado do Ceará inclui, além da Unidade de AVC do HGF, o estudo epidemiológico feito em 19 hospitais da capital e também o sistema de notificação compulsória da doença. Um trabalho feito em parceria com o Hospital Albert Einstein. Com a visita à unidade, a expectativa é aumentar essa cooperação entre os dois hospitais.

 

Mais informações: Dr. João José Carvalho, Chefe da Unidade de AVC HGF – (85 9981.1771)

 

31.03.2011

Assessoria de Imprensa do HGF

Gilda Barroso (3101.7086 – 85 9925.5762)