Hospital de Messejana realiza curso de atualização em oncologia

1 de abril de 2011 - 12:29

As estimativas de novos casos de câncer de pulmão no Brasil são assustadoras. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2011 serão diagnosticados mais de 27.630 casos, sendo 17.800 em homens e 9. 830 em mulheres. A doença é uma das principais causas de mortes evitáveis, já que 90% dos casos estão associados ao consumo de derivados do tabaco. No Brasil, o câncer de pulmão foi responsável por 20.622 mortes em 2008, sendo o que mais fez vítimas no país. É um dos tumores mais malignos, apresentando aumento de 2% por ano em sua incidência mundial.

 

O câncer de pulmão será o tema principal do Curso de Atualização em Oncologia, que acontece nesta sexta-feira (1º), a partir das 19 horas, e sábado (2), entre 8h30min e 12 horas. A iniciativa é da Sociedade Cearense de Pneumologia (SCPT), em parceria com o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM).

 

No Ceará, o Hospital de Messejana é o maior centro de diagnóstico de câncer de pulmão e atende cerca de 70% da demanda de pacientes que sofrem com a doença. “A instituição tem papel fundamental no processo de diagnóstico e tratamento, oferecendo suporte clínico, cirurgias de alta complexidade e cuidados terminais”, revelou o coordenador do evento Aurílio Rocha.

 

Durante o Curso de Atualização em Oncologia, o HM e a SCPT vão mostrar às autoridades presentes a importância da inclusão da instituição no Registro de Câncer do Inca, o que vai possibilitar a garantia de mais recursos para o tratamento dos pacientes que sofrem de câncer de pulmão. “O Hospital de Messejana precisa ser reconhecido como instituição de referência nesse atendimento e passar a fazer parte do Registro. Assim, teremos melhores condições de oferecer o atendimento que os doentes necessitam”, informou a pneumologista do HM e presidente da SCPT,  Filadélfia Passos.

 

O Curso de Atualização em Oncologia vai reunir pneumologistas, oncologistas, radiologistas, fisioterapeutas, enfermeiros, demais profissionais e acadêmicos da saúde. O evento contará com a presença dos oncologistas do INCA Fernando Meton e Carlos Gil, especialista em oncologia molecular e coordenador de Pesquisa Clínica do Instituto.

 

Serviço: Curso de Atualização em Oncologia

Informações e Inscrições: Sociedade Cearense de Pneumologia e Tisiologia

E-mail: pneumoceara@gmail.com Tel.: (85) 3087-6261

Programação disponível no site do Hospital de Messejana: www.hm.ce.gov.br

 

01.04.2011

Assessoria de Imprensa do Hospital de Messejana

Stella Magalhães (stella@hm.ce.gov.br / 85 3101.4092)