Febre aftosa é tema de debate no Pacto de Cooperação da Agropecuária

4 de abril de 2011 - 17:31

Discutir o papel dos agentes envolvidos no combate à Febre Aftosa e ampliar a zona livre da doença na Região Nordeste. Estes são os objetivos da 635º reunião do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense (Agropacto), que será realizada na Secretário de Desenvolvimento Agrário (SDA), nesta terça-feira (5). O encontro terá a participação do fiscal federal, agropecuário, Ronaldo Carneiro Teixeira, integrante do Programa Nacional de Prevenção e Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA).

 

Ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o PNEFA atua na implementação progressiva e manutenção de zonas livres da doença, baseado nas diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). A execução do plano é compartilhada entre o Governo Federal, os serviços veterinários estaduais e o setor privado. Os governos estaduais, representados pelas secretarias estaduais de agricultura e instituições vinculadas responsabilizam-se pelo cadastramento das propriedades rurais, promoção e fiscalização da vacinação de bovinos e bubalinos, atendimento a possíveis focos da doença e fiscalização de atividades.

 

O esforço conjunto da SDA, com apoio do Governo do Estado,  Adagri e demais parceiros fez com que em dezembro de 2009, o Ceará atingisse o risco de nível médio de febre aftosa, se igualando ao status da maioria dos estados do Nordeste, tendo em vista que apenas Bahia e Sergipe já estão livres da doença. Esta conquista trouxe inúmeros benefícios aos produtores, já que facilitou a movimentação dos animais e deu maior competitividade aos produtos agropecuários, melhorando os preços de venda.
A Adragri, através da SDA está assinando dois convênios plurianuais no valor de R$ 12 milhões para ações nas áreas de sanidade animal e vegetal. O recurso será para estruturar os escritórios locais e regionais.

 

Serviço:

Data: 05.04.11 (terça feira)
Hora: 7h30min às 9 horas
Local: Auditório da SDA – Avenida Bezerra de Menezes 1820.  Bairro São Gerardo

04.04.2011

Assessoria de Comunicação da Adagri- Amanda Sobreira
Contato: Assessoria de Comunicação da SDA- Munique Freitas ( 85 3101.8105)