Semace promove reflorestamento de mata nativa no Maciço de Baturité

8 de abril de 2011 - 14:08

Durante o mês de abril, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) promove o reflorestamento de terras em oito municípios do Maciço de Baturité. A gerência da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Baturité, em parceria com as prefeituras, ONGs e associações da região, está definindo áreas que receberão o plantio de árvores nativas, totalizando cerca de 10 mil mudas para 25 hectares. Os municípios participantes são Aratuba, Barreira, Baturité, Guaramiranga, Mulungu, Pacoti, Palmácia e Redenção.

 

A ação teve início em fevereiro, quando a gerência da APA apresentou à população e às prefeituras o projeto para fazer o cadastro e a demarcação de áreas destinadas a reflorestamento nos ecossistemas locais associados ao bioma Mata Atlântica. Após discussão e aprovação, as prefeituras indicaram terrenos cujos proprietários mostraram interesse na recuperação vegetal. Seguiram-se as visitas, o georreferenciamento dos terrenos e a doação imediata das mudas, a fim de aproveitar o período de chuvas, ideal para o plantio.

 

Para preparar e conscientizar a população, a Semace realizou palestras, oficinas educativas, trilhas ecológicas e exposição de painéis sobre o bioma Mata Atlântica durante a Festa Anual das Árvores (de 28 de março a 1 de abril), na I Semana de Reflorestamento da APA da Serra do Baturité. Participaram diretamente cerca de 1.100 pessoas, entre estudantes, servidores municipais, professores da rede estadual e municipal e sociedade civil. Ao final do evento, foram demarcados aproximadamente 19 hectares de terras para reflorestamento, com a doação de aproximadamente 7.600 mudas de espécies nativas e frutíferas.

 

“A ideia é o reflorestamento, então as espécies plantadas são necessariamente nativas”, destaca a gerente da APA da Serra de Baturité, Ana Carolina Cordeiro. Ela explica que os proprietários dos terrenos reflorestados assinam termo de responsabilidade compartilhada com a prefeitura, para garantir a manutenção das espécies. “O objetivo da ação é sensibilizar a população e os agentes locais para a necessidade de preservação do bioma Mata Atlântica, que já está muito reduzido em consequência do desmatamento”, finaliza. A campanha prossegue até o final do mês de abril, estimando-se que o total de áreas demarcadas alcance 25 hectares. A gerência está aberta para a inclusão de novas áreas.

 

Serviço:
Mais informações: (85) 3325 1802 – Escritório do Centro de articulação da APA da Serra de Baturité, em Pacoti

08.04.2011

Assessoria de Comunicação da Semace
Ana Luzia Brito – 85 3101.5554/ 85 8653.8337