Funceme registra precipitações em 128 municípios

11 de abril de 2011 - 17:11

Após um fim de semana com muitas chuvas, principalmente na Região Metropolitana de Fortaleza, volta a chover em todas as regiões do Ceará. Nesta segunda-feira, a Funceme observou precipitações em 128 cidades cearenses. O maior volume foi registrado no município de Iracema, na Região Jaguaribana, com 72 milímetros. Na Capital, a chuva registrada hoje foi de 10,7 milímetros.

 

A explicação das chuvas bem distribuídas pelo Estado, segundo os meteorologistas, é a atuação da Zona de Convergência Intertropical. “Este é o principal sistema causador de chuvas no Ceará durante a quadra chuvosa. Durante o mês de março, houve interferência de sistemas secundários que inibiram as chuvas e provocaram veranicos. Porém, em abril, observamos que os sistemas secundários se dissiparam e temos, agora, um cenário favorável para a formação de nuvens de chuva, principalmente na parte norte do Estado”, explica o meteorologista Vinícius Oliveira.

 

Previsão

 

A previsão do tempo para amanhã, é de céu variando entre nublado a parcialmente nublado com chuva na faixa litorânea. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado com chuva. Para as próximas 72 horas, a tendência é de céu parcialmente nublado com chuva em todo o Ceará. “Para termos mais precisão nas informações, é necessário que os usuários acessem ao site da Funceme todos os dias, para verificar a previsão do tempo atualizada”, ressalta Oliveira.

 

 

11.04.2011

Assessoria de Imprensa da Funceme

Guto Castro (comunicacao@funceme.br / 85 3101.1102)