CGE apresenta novo decreto do Sistema de Ouvidoria (SOU)

13 de abril de 2011 - 18:18

Apresentar as novas regras de funcionamento do Sistema de Ouvidoria (SOU) aos membros da Rede de Ouvidorias do Estado do Ceará. Este é o objetivo da reunião que acontece, nesta quinta-feira (14), no auditório Cariri, da SEPLAG, entre gestores e colaboradores da Controladoria e Ouvidoria Geral do estado (CGE) e os ouvidores estaduais dos demais órgãos.

 

O SOU, lançado 2008, é uma ferramenta informatizada que viabiliza o atendimento ao cidadão, com registro, tratamento e retorno ao manifestante. Após a publicação do Decreto Nº 30.474, de 30 de março de 2011, o Sistema passa a ganhar ainda mais força e a ser meio único de registro das manifestações referentes ao poder executivo estadual. Os órgãos e entidades da administração pública terão obrigatoriedade na adoção do SOU para tal fim.

 

Para Sandra Gomes, Orientadora da Célula de Gestão da Rede de Ouvidorias, “essa medida trará mais controle no acompanhamento de cada demanda, além de estabelecer os prazos de apuração e retorno ao cidadão”. A orientadora ressalta ainda que as novas determinações a respeito do SOU trarão benefícios não só à população. Os ouvidores setoriais terão um canal único de fluxo de informações, o que delimita, organiza e agiliza todos os procedimentos desde o registro ao contato final com o manifestante.

 

A apresentação do decreto será realizada pela Controladora e Ouvidora Geral Adjunta, Silvia Correia, que irá focar também na qualidade e pertinência das respostas dadas à população. Segundo a Controladora Adjunta, “não basta que recebamos retorno em tempo hábil, é fundamental a consistência das respostas que passaremos aos nossos cidadãos”, frisa.

 

Além do decreto, haverá informes sobre o Manual de Orientação para os Ouvidores e sobre o Curso de Formação e Certificação em Ouvidoria, que será ministrado pela Escola de Gestão Pública, em parceria com a CGE.

 

13.04.2011

Assessoria de Comunicação Controladoria e Ouvidoria Geral (CGE)
kélia Jácome (keliajcastro@gmail.com / 85.3101.3474 / 85.9924.4580)