Cid Gomes busca novos parceiros comerciais na Europa e Ásia

14 de abril de 2011 - 21:10

O governador Cid Gomes inicia na noite desta quinta-feira (14) viagem a Europa e Ásia com o objetivo de captar novas oportunidades de negócios para o Ceará. No próximo sábado (16), o Governador vai conferir a 50ª edição do Salone Internazionale del Mobile, em Milão, na Itália. O setor de móveis é um dos que mais cresce no Estado, com 255 indústrias, concentradas em quatro polos: Marco, Fortaleza, Iguatu e Jaguaribe. A produção das empresas cearenses atinge mercados consumidores de todo o Brasil e também é exportada para os Estados Unidos, México, Portugal e alguns países da África.

Na segunda-feira (18), Cid Gomes se reúne em Sevilha, na Espanha, com a empresa de energia Endesa. No Brasil, a empresa é uma holding que atua na distribuição, geração, transmissão e comercialização de energia. Presente em quatro Estados do país – Rio de Janeiro, Ceará, Goiás e Rio Grande do Sul. No Ceará, a Coelce – subsidiária da Endesa -, distribui energia elétrica a todo o Estado, o que corresponde a uma região de 148.825 quilômetros quadrados, com uma população de aproximadamente 7,5 milhões de pessoas distribuídas por 184 municípios. A distribuidora presta serviços a 2,9 milhões de clientes. A Endesa Fortaleza, termelétrica de Fortaleza, localizada no município de Caucaia, tem capacidade para gerar um terço das necessidades de energia elétrica do Estado do Ceará, com uma capacidade instalada de 346,6 MW.

 

Na quarta-feira (20), já na França, o Governador tem audiência com Gabriel Colo e Jean Christophe Mitterrand, representantes de um grupo chinês que pretende investir na produção de etanol no Ceará. No mesmo dia, Cid Gomes embarcará para China para estreitar relações comerciais com o Ceará. Na agenda, estão reuniões com indústrias automotivas e com empresas do setor portuário. Durante o período, assume o Governo do Estado, o vice, Domingos Filho.

14.04.2011

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br/ 85 3466.4898)