Coordenadoria dos Direitos Humanos realiza primeiro encontro institucional

18 de abril de 2011 - 15:21

Acontece nesta terça-feira (19), no Palácio da Abolição, as 9 horas, a primeira reunião com gestores estaduais que tem entre suas atribuições a temática dos Direitos Humanos. O encontro é organizado pela Coordenadoria de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Ceará (CDH), e tem por objetivo avaliar conjuntamente as ações atualmente em execução em âmbito público estadual, aprofundar o estudo setorial do Plano Nacional de Direitos Humanos e traçar metas de ação unificada. Posteriormente, a CDH vai articular o estabelecimento de um Fórum Estadual de Direitos Humanos, agregando poder público e sociedade civil, visando a elaboração multilateral de um Plano de Direitos Humanos específico para o Estado o Ceará, alinhado às diretrizes nacionais.

 

O encontro será pautado pelos pressupostos da terceira versão do Plano Nacional de Direitos Humanos, Dec. 7037/09, que tem como eixos orientadores 1) Interação democrática entre Estado e Sociedade Civil; 2) Desenvolvimento e Direitos Humanos; 3) Universalizar Direitos em um Contexto de Desigualdades; 4) Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência; 5) Educação e Cultura em Direitos Humanos; 6) Direito à Memória e à Verdade. Neste primeiro encontro institucional devem estar presentes representantes dos órgãos Gabinete do Governador, Secretarias da Justiça e Cidadania, Segurança Pública, Educação, Ciência e Tecnologia, Trabalho e Desenvolvimento Social, Saúde, Cultura, Turismo, Esporte, da Copa, Cidades, Desenvolvimento Agrário, Planejamento, Defensoria Pública e Superintendência do Meio Ambiente e as coordenadorias da Mulher e da Criança e do Adolescente,

 

Os trabalhos da CDH tiveram início a partir do dia 28 de março , como anúncio formal, pelo governador Cid Gomes, do titular da CDH, Marcelo Uchôa. O organismo é vinculado diretamente ao Gabinete do Governador, com atribuição de discutir a ação transversal de políticas de afirmação dos Direitos Humanos de todas as demais secretarias e coordenadorias.

 

18.04.2011

Assessoria de Imprensa da CDH

Túlio Muniz (tuliomuniz2000@yahoo.com.br / 85 9618.9119)