Semace autua veículos durante blitze de combate à fumaça negra em Fortaleza

20 de abril de 2011 - 18:40

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio do Núcleo de Análise e Monitoramento (Nuam), realizou blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra em Fortaleza. Nesta terça-feira (19), a ação ocorreu na Avenida José Bastos e resultou na autuação de seis veículos, de um total de 74 vistoriados. Na manhã desta quarta-feira (20), a Semace esteve na na Avenida Paulino Rocha, onde 94 carros tiveram o índice de emissão de material particulado provenientes de seus escapamentos monitorados. Dois desses não estavam dentro dos padrões.

 

O objetivo da Superintendência é minimizar a poluição atmosférica ocasionada pela fumaça negra emitida através das descargas dos veículos movidos a diesel que circulam com os motores desregulados. Os tipos de automóveis mais vitoriados são ônibus, caminhões, caminhonetas, e transportes alternativos.

 

A medição do índice de fumaça negra é feito através da escala de Ringelmann Reduzido, a qual é constituída de cinco colorações, que variam de cinza claro ao preto total. As emissões de 20 e 40% estão dentro dos padrões estabelecidos. Já nas de 60, 80 e 100% o veículo é autuado e multado.

 

De acordo com a Portaria Nº 136, de 23 de julho de 2007 da Semace, os veículos irregulares têm 15 dias, a partir da autuação, para comparecerem à sede da instituição para passar por uma nova vistoria. Caso seja constatada a sua adequação aos padrões, o proprietário do carro tem o benefício da redução de 50% do valor da multa, que pode variar de R$ 1.174 a R$ 4.696.

 

A emissão de fumaça negra é o resultado de uma combustão incompleta e está associada a problemas operacionais e de manutenção, podendo acarretar doenças relacionadas ao aparelho respiratório e cardiovascular, bem como alterações no clima terrestre.

 

Durante os dois dias a Semace contou com o apoio de agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania de Fortaleza (AMC).

 

20.04.2014

Assessoria de Comunicação da Semace
Luanna Patrícia (lianna.patricia@semace.ce.gov.br / 85 3101.5554)