Semana Santa: Hemoce recebe doações até no feriado de Tiradentes

20 de abril de 2011 - 13:35

Para garantir estoques de sangue nos quatro dias do feriado prolongado da Semana Santa, que começa nesta quinta-feira (21) e vai até o domingo (24), o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), unidade da Sesa, vai funcionar em regime de plantão no feriado de Tiradentes, 21 de abril, para receber doações das 8 horas às 16 horas. O posto de coleta do Instituto Dr. José Frota (IJF), que normalmente atende nos feriados, receberá doações de quinta-feira a domingo, das 13 horas às 17h30min.

Empresas, instituições e grupos de pessoas interessadas em fazer doações podem formar sua Caravana da Solidariedade. Um veículo do Hemoce transporta grupos de pessoas interessadas em fazer doações até a sede do hemocentro para a realização da coleta. A Caravana da Solidariedade pode ser agendada pelo telefone 85 3101.2300 por grupos de amigos, colegas de trabalho, igrejas, faculdades e outras instituições.

As pessoas interessadas em fazer doações de sangue também podem se dirigir diretamente ao Hemoce. A coleta é feita das 7h30min às 16h30min durante a semana e, das 8 às 15 horas, aos sábados, no hemocentro coordenador, Avenida José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo. Para doar basta estar saudável, bem alimentado, pesar mais de 50 Kg, ter entre 18 e 65 anos e portar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, de motorista ou de trabalho.

O Hemoce atende os 29 agentes transfusionais – unidades públicas de saúde que realizam transfusão de sangue – da Região Metropolitana de Fortaleza, entre eles o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e o IJF, que respondem pelas maiores demandas. Nos feriados, a necessidade de sangue para transfusões é maior por causa do aumento da violência nesses períodos, principalmente nas estradas.

O feriado da Semana Santa é o mais crítico para os estoques de todos os hemocentros do Brasil, pela redução do número de doadores. Isso porque quem fez doação de sangue no carnaval, há cerca de 40 dias, não pode fazer nova doação antes de 60 dias. No Ceará, também por causa das viroses, resfriados e doenças provocadas pelas chuvas, a quantidade de doadores aptos diminui ainda mais.

 

20.04.2011 

Assessoria de Imprensa da Sesa

Selma Oliveira (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220)