Até sábado, 23, fumacê combate a dengue em 53 bairros da Capital

21 de abril de 2011 - 00:38

Os carros fumacê, que reduzem a infestação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, estarão em 53 barros de Fortaleza nos próximos três dias, quinta-feira, 21, sexta-feira, 22, e sábado, 23. A orientação da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) é que as famílias deixem abertas as portas e janelas dos imóveis para que o inseticida alcance grande quantidade de mosquitos adultos. Assim a população fica mais protegida dos mosquitos adultos. Os carros circulam de 5 horas às 8 horas da manhã  e das 17 horas às 20 horas.    

O fumacê é solicitado à Secretaria da Saúde do Estado pelas prefeituras. É necessário quando a mobilização da comunidade não foi suficiente para eliminar os criadouros do mosquito em caixas d’água, potes, baldes e pneus descobertos, e quando o tratamento focal, feito pelos municípios, não foi eficaz. O uso do carro fumacê é liberado para municípios com índice de infestação do mosquito maior que 1% e quando há registro de transmissão de casos da doença.

No controle químico, feito pelo carro fumacê, o inseticida é fornecido pelo Ministério da Saúde e utilizado exclusivamente em situações de emergência e de forma racional e segura. A ação do inseticida é temporária. Tem duração de 40 minutos a 1 hora e meia. A aplicação do inseticida provoca o desalojamento do mosquito adulto por sua ação repelente e o atinge em pleno voo, única forma de ter eficácia. A ação do produto só é efetiva quando o inseticida está em suspensão no ar. Ou seja, voando. O inseticida não mata as larvas do Aedes aegypti, que estão em caixas d’água, potes, baldes, pneus, lajes.


ROTEIRO DO FUMACÊ


Dia 21 de abril, quinta-feira

Conjunto Ceará 2, Granja Portugal, Bom Jardim, Parque São José, Vila Pery, Bom Sucesso, João XXIII, Parque Genibaú, São João do Tauape, Dionisio Torres, Vila União, Parreão, Bom Futuro, Rodolfo Teófilo, Montese, Itaoca,Serrinha, Itapery, Dendê, Parangaba, Maraponga, Jardim Cearense, Jockey Club, Demócrito Rocha, Damas,Couto Fernandes, Pan-Americano

Dia 22 de abril, sexta-feira
Joaquim Távora, Aldeota, Fátima, José Bonifácio, Centro, Farias Brito, Benfica, Monte Castelo,Carlito Pamplona, Jardim América, Parque Araxá, Aeroporto, Bela Vista, Amadeu Furtado, Parquelândia, Alagadiço São Gerardo, Vila Ellery, Alvaro Weyne, Presidente Kennedy, Pici, Henrique Jorge, Dom Lustosa, Autran Nunes, Meireles, Antônio Bezerra


23 de abril, sábado

Padre Andrade, Floresta, Jardim Iracema, Jardim Guanabara, Olavo Oliveira, Quintino Cunha

20.04.2011

Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde do Estado

Selma Oliveira – 85 3101.5220