Vacina contra a gripe imunizará mais de 1,2 milhão de cearenses

25 de Abril de 2011

Além das pessoas com mais de 60 anos, a nova campanha campanha de vacinação contra a gripe, que começou nesta segunda-feira, 25, e vai até 13 de maio, deixa também protegidos da doença crianças de seis meses a dois anos de vida, gestantes, trabalhadores da saúde e indígenas. Por isso, o tema da campanha nacional é “Vacinação para quem precisa de mais proteção”. No Ceará, com a inclusão desses novos grupos a população a ser vacinada aumenta de 806.362 pessoas em 2010 para 1.268.205 em 2011. O dia mobilização nacional ocorrerá no sábado, 30 de abril.

 

A Secretaria das Saúde do Estado e as secretarias municipais de saúde mobilizam 27 mil pessoas durante o período da campanha para realizar a imunização de pelo menos 80% da população-alvo. A vacinação acontecerá em unidades de saúde com sala de vacina, instituições de idosos e hospitais. Serão 1.690 postos fixos e 7.300 postos volantes de vacinação, transportados em 2 mil veículos terrestres que estarão à disposição da campanha. Um posto de vacinação funcionará no dia da mobilização na sede da Secretaria da Saúde do Estado, na Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, das 8 horas às 17 horas.

 

A vacina trivalente que será aplicada imuniza contra a influenza B (sazonal) (H3N2), influenza A (H1N1) e (H3N2). Crianças de 6 meses a menores de dois anos receberão duas doses de 0,25 ml, com intervalo mínimo de trinta dias. Adultos receberão dose única de 0,5 ml. A vacina só é contraindicada a pessoas com histórico de reação anafilática prévia ou alergia severa relacionada a ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina. Pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores também devem evitar a vacina.

 

Durante a campanha de vacinação contra a influenza, a Secretaria da Saúde do Estado também está imunizando contra hepatite B. Devem ser vacinadas todas as pessoas na faixa etária de zero a 24 anos que ainda não tomaram a vacina ou aqueles que ainda não completaram o esquema de três doses para a imunização contra hepatite B.

 

25.04.2011

Assessoria de Imprensa da Sesa

Selma Oliveira (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220)