Hospital César Cals alerta funcionários sobre saúde e segurança no trabalho

27 de abril de 2011 - 19:33

Durante toda esta quinta-feira (28), Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, o Serviço Especializado Engenharia Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), promove ações para alertar os funcionários sobre prevenção de acidentes, segurança e saúde no trabalho. De acordo com a técnica em Segurança do Trabalho, Joana D’arc de Alencar Campos, é necessário orientar sempre os funcionários sobre o uso dos equipamentos de proteção individual, mais conhecidos como EPIs. “É com o uso deles que muitos acidentes no ambiente de trabalho são evitados”, ressalta.

 

Durante todo dia, ficarão expostos os equipamentos de proteção utilizados em um ambiente hospitalar, como por exemplo: luvas, máscaras, óculos, aventais, entre muitos outros. Além da exposição, os funcionários vão receber um reforço nas orientações de como usar corretamente e para que servem esses equipamentos, considerando que o HGCC realiza constantemente palestras informativas e oficinas que visam evitar acidentes no meio hospitalar.

 

Os funcionários também vão receber cartilhas educativas com informações que abordam a higiene no trabalho, a prevenção e controle de princípios de incêndio, a proteção individual, a segurança hospitalar, ou seja, o risco ambiental, como o risco químico e biológico, e, por fim, a maneira correta de evitar acidentes com pérfuro cortante.

 

Já para incentivar o uso dos EPIs, desde os mais simples aos mais complexos, manequins ilustrarão o que pode acontecer quando não se utiliza de maneira correta os equipamentos de segurança, ressaltando a diferença quando o uso deles é de fato observado.

 

SESMT

 

Além das ações do dia 28 de abril, o SESMT é responsável pela realização da CIPA, que é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, da formação da brigada de incêndios, da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho  (SIPAT) e de palestras e oficinas educativas.

 

27.04.2011

Assessoria de Imprensa do HGCC

Wescley Jorge (85 3101.5422 – 9955 3752)
www.hgcc.ce.gov.br