Escola de Trânsito atendeu quase 5 mil estudantes neste trimestre

28 de abril de 2011 - 13:34

Cidadania no trânsito se aprende na escola. Com essa filosofia a Escola de Educação para o Trânsito, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), já envolveu nos primeiros três meses deste ano mais de 4.797 estudantes em suas diversas atividades lúdicas voltadas a sensibilizar crianças e jovens a adquirirem atitudes e posturas cidadãs no trânsito. A Escola funciona desde 2009 nas dependências do Detran, na Maraponga, numa área de mil metros quadrados em que recebe diariamente estudantes de escolas públicas ou privadas para atividades educativas de trânsito.

Na Escola as crianças aprendem, desde cedo, a respeitar as leis por meio de uma atividade que todos gostam: a diversão, com o manuseio de jogos educativos e práticos. A escola tem duas ações distintas: o Centro Interativo de Educação para o Trânsito, que proporciona às crianças de 6 a 16 anos o aprendizado das regras e normas de Código de Trânsito Brasileiro por meio de brincadeiras com equipamentos pedagógicos; e a Unidade Móvel, um microônibus que leva aos bairros de Fortaleza e cidades do Interior uma minicidade de 9 metros quadrados.

 

O Centro Interativo oferece 600 metros quadrados de pista de teste (asfaltada e sinalizada) onde as crianças dirigem minicarros elétricos – orientadas por instrutores -, auditório, sala de controle com jogos virtuais de trânsito, sala de atividades para montagem de minicidades e lan house com 16 cabines, equipadas com jogos de educação de trânsito. Uma grande atrativo da Escola tem sido a minicidade feita com peças da Lego, montada num tablado de 40 metros quadrados, com semelhanças físicas da capital cearense. Ali as crianças conduzem por controle remoto miniveículos por vias públicas, passando por locais como o Theatro José de Alencar, o Centro Dragão do Mar, o Mercado Central, a Praça do Ferreira, o Estádio Castelão ou o Aeroporto aprendendo de forma prática as regras de trânsito e o respeito à sinalização.

 

Unidade móvel

A Unidade Móvel promoveu ainda neste primeiro trimestre do ano 1.032 atendimentos em Fortaleza durante o programa Lazer Ação e no Cocó e planeja percorrer todas as regiões cearenses acompanhado o Programa Governo do Estado na Minha Cidade (Governo Itinerante) este ano levando educação do trânsito para crianças e jovens no Interior.

Atendimentos Realizados no Centro Interativo da Escola de Educação para o Trânsito. Janeiro/março de 2011.

MÊS

QUANTIDADE DE ESCOLAS

Nº DE ALUNOS

REDE PÚBLICA

REDE PARTICULAR

Janeiro

6

818

06

 

Fevereiro

10

1462

08

02

Março

9

1485

02

07

TOTAL:

n25

3765

16

09

Fonte: Detran-CE

 

Atendimentos Unidade Móvel de Educação para o Trânsito ( Lazer em Ação no Cocó ) em 2011.

MÊS

QUANTIDADE DE ATENDIMENTOS

Janeiro

383

Fevereiro

385

Março

264

TOTAL:

1032

Fonte: Detran-CE

Serviço:

Escola de Educação para o Trânsito (Detran-Ce)

Endereço: Departamento Estadual de Trânsito (Detran-Ce) na avenida Godofredo Maciel, 2.900, bairro da Maraponga.

Agendamento de visitas:

E-mail: escoladetransito@detran.ce.gov.br ou pelo telefone (85) 3101-5898