Seplag conclui turmas de preparação para aposentadoria

28 de abril de 2011 - 19:39

A Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), por meio do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI), realiza nesta sexta-feira (29), o Seminário de Encerramento das Turmas 2010/2011 do Projeto Integrado de Preparação para a Aposentadoria (Pipa). O evento acontecerá no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), às 14 horas, com a presença do secretário da Seplag, Eduardo Diogo.

 

A programação inclui ainda a participação do conferencista Professor Doutor Walter Pinheiro, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que falará sobre “Reflexões sobre a travessia humana”. O Seminário reunirá os alunos das seis turmas 2010/2011 que receberão certificados e ainda os alunos que participaram das primeiras quatro turmas de 2009.

 

Implantado em 2009, o projeto tem como objetivo minimizar os impactos decorrentes da transição para a nova fase de vida, contribuindo para que os servidores ingressem de forma confiante e orientada na aposentadoria. Em 2009, o Pipa reuniu 105 participantes em quatro turmas. No período 2010/2011, foram seis turmas com 152 participantes. No total, as dez turmas reuniram 257 servidores.

 

O Projeto é constituído das etapas de sensibilização e mobilização, curso de Preparação para a Aposentadoria, elaboração e apresentação de Projetos Sócios Produtivos ou Planos de Atividades. A primeira etapa conta com ações de sensibilização objetivando despertar a importância de uma preparação para a nova fase de vida.

 

O curso oferece aos servidores a oportunidade de conhecer aspectos teóricos e práticos do processo de transição entre a situação de trabalhador ativo e a perspectiva da aposentadoria, fornecendo-lhe elementos que contribuam na construção de um projeto de caráter sócio produtivo ou um plano de trabalho. O curso é constituído de quatro módulos: Previdência, Aposentadoria e Cidadania; Integrando sentido e significando a aposentadoria; Saúde, Emoção e Stress; e Foco de Missão.

 

Os participantes do curso são organizados em pequenos grupos para elaboração de projetos sócios produtivos ou planos de trabalho, identificados pelas temáticas de naturezas afins, consorciados ou não, para receberem orientações e subsídios técnicos. A última etapa – apresentação de projetos e planos – objetiva estimular e apoiar os participantes na execução de projetos ou planos, criando um espaço de debate sobre a viabilidade de execução. Nas dez turmas do PIPA, os participantes elaboraram, em grupo, 110 projetos ou planos.

 

28.04.2011

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Panejamento e Gestão – SEPLAG
Luiz Pedro (luizpedro.neto@seplag.ce.gov.br / 85 3101.4508)