Sexta-feira (29) é dia de mobilização contra a gripe

28 de Abril de 2011

Esta sexta-feira (29) é o dia da mobilização nacional da campanha de vacinação contra a gripe. No Ceará, a mobilização, realizada pela Secretaria da Saúde do Estado e a Secretaria da Saúde de Fortaleza, ocorrerá às 9 horas, no Centro de Cidadania Aloísio Ximenes, Rua Dom Lino, 1.000, esquina com Rua Gonçalves Dias, bairro Rodolfo Teófilo. No sábado, 30, funcionará um posto de vacinação na Sesa, Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, das 8 horas às 17 horas, sem paralisação no horário de almoço.

 

Além das pessoas com mais de 60 anos, a nova campanha campanha de vacinação contra a gripe, que começou a segunda-feira (25) e vai até 13 de maio, em todos os postos de saúde dos municípios, deixa também protegidos da doença crianças de seis meses a dois anos de vida, gestantes, trabalhadores da saúde e indígenas. Por isso, o tema da campanha nacional é “Vacinação para quem precisa de mais proteção”. No Ceará, com a inclusão desses novos grupos a população a ser vacinada aumenta de 806.362 pessoas em 2010 para 1.268.205 em 2011.

 

A Secretaria da Saúde do Estado e as secretarias municipais de saúde mobilizam 27 mil pessoas durante o período da campanha para realizar a imunização de pelo menos 80% da população-alvo. A vacinação acontecerá em unidades de saúde com sala de vacina, instituições de idosos e hospitais. Serão 1.690 postos fixos e 7.300 postos volantes de vacinação, transportados em 2 mil veículos terrestres que estarão à disposição da campanha. Um posto de vacinação funcionará no dia da mobilização na sede da Secretaria da Saúde do Estado, na Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, das 8 horas às 17 horas.

 

A vacina trivalente que será aplicada imuniza contra a influenza B (sazonal) (H3N2) e influenza A (H1N1 e H3N2). Crianças de 6 meses a menores de dois anos receberão duas doses de 0,25 ml, com intervalo mínimo de trinta dias. Adultos receberão dose única de 0,5 ml. A vacina só é contraindicada a pessoas com histórico de reação anafilática prévia ou alergia severa relacionada a ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina. Pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores também devem evitar a vacina.

 

Hepatite B

Durante a campanha de vacinação contra a influenza, a Secretaria da Saúde do Estado também está imunizando contra hepatite B. Devem ser vacinadas todas as pessoas na faixa etária de zero a 24 anos que ainda não tomaram a vacina ou aqueles que ainda não completaram o esquema de três doses para a imunização contra hepatite B.

 

28.04.2011

Assessoria de Imprensa da Sesa
Selma Oliveira (soliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220)