Campanha contra hipertensão vai à Praça José de Alencar

29 de abril de 2011 - 13:28

Na programação da semana que marca o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, 26 de abril, a Secretaria da Saúde do Estado realiza neste sábado, 30, prestação de serviços na Praça José de Alencar, das 9 horas às 16 horas. O tema da campanha de controle da hipertensão deste ano, lançada pelo Ministério da Saúde é ¨Quem tem bom coração combate a hipertensão – eu sou 12 por 8”. Na praça, além de verificação de pressão arterial, teste de glicemia, a população receberá informações sobre alimentação saudável e os cuidados com a diabete e com as complicações renais.

 

A hipertensão arterial é o principal fator de risco para a doença cardiovascular, principal causa de morte no Brasil e no Ceará e está associada a enfermidades como diabetes e às complicações renais. No Ceará, a hipertensão arterial acomete 935 mil pessoas com mais de 30 anos de idade. Hipertensão arterial ou pressão alta ocorre quando a pressão que o sangue exerce nas paredes das artérias para se movimentar é muito forte. A pessoa é considerada hipertensa quando a pressão arterial está maior ou igual a 14 por 9. Se não tratada, a pressão alta pode provocar derrames cerebrais, doenças do coração, como o infarto, insuficiência cardíaca (aumento do coração) e angina (dor no peito), insuficiência renal ou paralisação dos rins e alterações na visão que podem levar à cegueira.  

As pessoas com excesso de peso, que não têm alimentação saudável, ingerem muito sal, não fazem atividades físicas, consomem muita bebida alcoólica, são diabéticas ou têm familiares hipertensos correm maior risco de serem hipertensas. A maioria das pessoas com hipertensão não apresenta nenhum sintoma no início da doença. Por isso, é chamada de doença silenciosa. A única forma de saber se a pressão está alta é verificando regularmente, com aparelhos calibrados e profissionais preparados.

Os principais sintomas do aumento de pressão arterial são dor de cabeça, cansaço, tonturas, sangramento pelo nariz. Hipertensão arterial não tem cura. Tem controle, com acompanhamento médico, mudanças de hábitos alimentares, realização de exercícios físicos. Essas recomendações estão no banner “Fique atento à Hipertensão”, que a Secretaria da Saúde do Estado distribuiu este ano para todas as suas unidades de saúde.

PROGRAMAÇÃO

ATIVIDADE

LOCAL

DATA/HORÁRIO

Conversa sobre hipertensão arterial

Programa Cena Pública – TV Ceará

Terça-feira, 26 de abril, 21 horas

Conversa franca sobre hipertensão arterial: como identificá-la e combatê-la

Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Rua Sena Madureira, 1.047, Centro

Quarta-feira, 27 de abril, 8 às 12 horas

Conversa franca sobre hipertensão arterial: como identificá-la e combatê-la

SEST/SENAT, Rua Dona Leopoldina, 1.050, Centro

Sexta-feira, 29 de abril, 8 às 12 horas

Prestação de serviços à população: rastreamento de pessoas com risco alto e muito alto de diabetes, medição de pressão arterial, glicemia e rastreamento de doença renal crônica.
Atividade educacional com nutricionistas acerca de alimentação saudável para hipertensos, tira dúvidas com médicos sobre hipertensão arterial e distribuição de material educativo

Praça José de Alencar

Sábado, 30 de abril, 8 às 16 horas

29.04.2011

Assessoria de Imprensa da Sesa

Selma Oliveira – 85 3101.5220