HGF na campanha “Ceará contra o Glaucoma”

2 de maio de 2011 - 14:39

O serviço de Oftalmologia do Hospital Geral de Fortaleza participa no próximo dia 6 de maio, sexta-feira, da campanha “Ceará Contra o Glaucoma 2011”. Sete médicos vão atender à população das 7 horas às 11 horas. A campanha, promovida pela Sociedade Cearense de Oftalmologia (SCO) tem o objetivo de esclarecer a população sobre a prevenção e o controle do glaucoma. Para ser atendido no dia da campanha, é preciso fazer a marcação do atendimento antecipadamente. As marcações estão sendo realizadas até o dia 5 de maio.

Além do HGF, clínicas oftalmológicas em Fortaleza, Crateús, Independência, Sobral, Camocim, Brejo Santo, Juazeiro do Norte, Canindé, Maracanaú e Iguatu também participam da campanha.

Para agendar, basta ligar para 3264-9404.

 

Glaucoma – um mal silencioso

 

De acordo com estatísticas internacionais, 50% dos portadores de glaucoma não sabem que têm a doença, cujas causas ainda são desconhecidas, mas sabe-se que ela é predominante em pessoas com mais de 65 anos. Como a idade média da população brasileira vem aumentando a cada ano, o glaucoma tende a crescer também, caso não haja uma política de prevenção.

 

Fatores de risco

 

O glaucoma pode afetar qualquer pessoa, mas existem aquelas que possuem um ou mais fatores derisco,capazes de levar ao desenvolvimento da doença. Os fatores de risco são: pressão intra-ocular elevada, hipertensão, idade acima de 40 anos, diabetes, histórico familiar, raça negra, longo tratamento com esteróides e/ou altos graus de miopia.

 

O que é o glaucoma?

 

A parte interna do olho humano é preenchida por um líquido aquoso, que tem por objetivo manter a vitalidade das células, sendo constantemente produzido pelo organismo e drenado naturalmente por vias de escoamento. Quando ocorre alguma deficiência nos canais de escoamento, este líquido se acumula, resultando numa elevação excessiva da pressão intra-ocular (PIO), causando, eventualmente, dano ao nervo óptico, ocasionando uma perda irreversível de fibras nervosas e, gradativamente, a perda da visão.

 

02.05.2011

 

Assessoria de Comunicação HGF – (85) 3101-7086

Gilda Barroso – (85) 9925-5762