Quatro veículos multados durante blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra

2 de maio de 2011 - 15:02

Com o objetivo de minimizar a poluição atmosférica ocasionada pela fumaça negra emitida através das descargas dos veículos movidos a diesel, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace)  realizou blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra. As atividades aconteceram nos municípios de Paracuru e Umirim, nos dias 28 e 29 de abril, respectivamente.

 

Na ocasião, técnicos do Núcleo de Análise e Monitoramento (Nuam) da autarquia vitoriaram 126 veículos, entre  ônibus, caminhões, caminhonetas e transportes alternativos. Em Paracuru, passaram pela blitz 53 automóveis, dos quais dois foram autuados por estarem emitindo fumaça negra acima do permitido. Já no município de Umirim, o número de carros vistoriados subiu para 73, resultando na mesma quantidade de multados do dia anterior.

A medição do índice de fumaça negra é feita através da escala de Ringelmann Reduzido, a qual é constituída de cinco colorações, que variam de cinza claro ao preto total. As emissões de 20 e 40% estão dentro dos padrões estabelecidos. Já nas de 60, 80 e 100% o veículo é autuado e multado.

Contudo, de acordo com a Portaria Nº 136, de 23 de julho de 2007 da Semace, os veículos irregulares têm até 15 dias, a partir da autuação, para comparecerem à sede da instituição para passar por uma nova vistoria. Caso seja constatada a sua adequação aos padrões, o proprietário do carro tem o benefício da redução de 50% do valor da multa, que pode variar de R$ 1.174 a R$ 4.696.

A emissão de fumaça negra é o resultado de uma combustão incompleta e está associada a problemas operacionais e de manutenção, podendo acarretar doenças relacionadas ao aparelho respiratório e cardiovascular, bem como alterações no clima terrestre. Durante os dois dias a Semace contou com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual (PRE).

02.05.2011

Assessoria de Imprensa da Semace

Fhilipe Augusto (3101.5554)