ESP-CE forma novas turmas de Técnicos em Saúde Bucal

3 de maio de 2011 - 13:18

A Escola de Saúde Pública do Ceará realiza nesta quarta-feira (4), às 9 horas, a cerimônia de encerramento do Curso Técnico em Saúde Bucal. O curso é uma promoção da Coordenadoria de Educação Profissional em Saúde da ESP-CE, em parceria com as Coordenadorias Regionais de Saúde. A solenidade acontecerá no auditório Ciro Gomes, na sede da ESP-CE.

 

Iniciado em setembro de 2009, o curso tem como objetivo principal a formação de profissionais de nível médio para atuarem na área da saúde, observando o compromisso social e ético no desempenho de suas funções, a fim de contribuir com a excelência da Atenção à Saúde e melhoria da qualidade de vida da população.

 

Seis turmas, das sete iniciadas, concluíram o curso em abril de 2011, o que representa a formação de 158 novos técnicos em Saúde Bucal atuando no Ceará. Os municípios contemplados foram: Fortaleza, Chorozinho, Horizonte, Ocara, Pacajus, Apuiarés, Caucaia, General Sampaio, Itapajé, Paracuru, Paraipaba, Pentecoste, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu, Tejuçuoca, Acarape, Guaiúba, Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, Palmácia, Redenção, Aracoiaba, Aratuba, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu, Pacoti, Aracati, Beberibe, Fortim, Icapuí e Itaiçaba.

 

As 1.800 horas da carga horária do curso foram distribuídas em 1.200 horas teórico-práticas e 600 horas de estágio supervisionado, com duração aproximada de 18 meses, sendo estruturado em quatro módulos.

 

Saúde da Família

 

O curso objetiva formar Técnicos em Saúde Bucal – TSB, com um perfil de desempenho exigido pelo Ministério da Saúde possibilitando, assim, a ampliação das ações de Saúde Bucal, por meio da implantação de Equipes de Saúde Bucal

 

A Estratégia de Saúde da Família busca a vigilância à saúde, por meio de um conjunto de ações individuais e coletivas, situadas no primeiro nível da atenção voltadas à promoção, prevenção e tratamento dos agravos à saúde.

 

A inserção da equipe de saúde bucal no PSF, considerada um dos componentes da saúde em sua expressão mais ampla, enquanto qualidade de vida, adquire maior importância como estratégia de ampliação do acesso da população a ações que viabilizem a melhoria do quadro epidemiológico no Brasil.

 

Mais informações: 85 3101.1397

03.05.2011

 

Assessoria de Imprensa da ESP

Marcos Saudade (ascom@esp.ce.gov.br / 3101.1400)