Novo sistema de abastecimento de água beneficiará 70 mil usuários em Aracati

4 de maio de 2011 - 19:05

A população do município de Aracati, no Litoral Leste, não sofrerá mais com escassez de água tratada. Nesta quarta-feira (4), o governador Cid Gomes inaugurou o novo sistema de abastecimento de água da cidade, que conta atualmente com 63 mil ligações e deverá chegar a 70 mil ligações. Com a unidade, o Governo Estadual garante a universalização do abastecimento de água aos usuários da sede do município. A medida representou um investimento de R$ 18,8 milhões.

 

De acordo com técnicos da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), o novo sistema de abastecimento de água de Aracati é mais moderno que alguns da capital e é o 5º maior da Companhia. A captação das águas que abastecerá o município é feita no Canal do Trabalhador, em Itaiçaba, onde o Governo Estadual construiu um sistema adutor com projeção de atendimento à população de até o ano de 2027. Também foi implantada uma estação de tratamento de água, em Aracati, além de um reservatório apoiado de acumulação e distribuição de água tratada com capacidade de 3.870 metros cúbicos. Com extensão de 3.700 metros foi implantada uma adutora de água tratada, um reforço da rede de distribuição de água tratada e uma estação elevatória pressurizadora da rede de distribuição.

 

Na ocasião, Cid Gomes visitou todas as etapas de tratamento de água e aproveitou para agradecer a população aracatiense o apoio as ações do Governo do Estado. Ele lembrou que a região é uma região estratégica para o turismo do Ceará e por isso muitos outros investimentos estão sendo executados no Litoral Leste. “Obras de saneamento e rodovias, além da policlínica já estão aí a olhos vistos”, citou.

 

De acordo com o presidente da Cagece, Jurandir Santiago, Aracati passa a ser o primeiro município do estado a contar com dois sistemas de abstecimento de água independentes. Quer dizer que se um precisar de alguma intervenção o outro opera normalmente. Para o secretário das Cidades, Camilo Santana a meta do Governo Estadual é prover de infraestrutura para o desenvolvimento os municípios cearenses.

 

“Aracati só tem a agradecer ao governador Cid Gomes tantos benefícios. É uma importante obra que vai garantir ao nosso povo o abstecimento de água, tudo feito no capricho com equipamentos modernos”, agradeceu o prefeito Expedito Ferreira.  Participaram também da solenidade os deputados estaduais Dedé Teixeira e Lula Moraes, os prefeitos de Itaiçaba e Jaguaruana e o secretário do turismo do Estado, Bismarck Maia.     

 

TAM

Durante a solenidade, o Governador anunciou que a pista do aeroporto regional de Aracati  deverá ser inaugurada no próximo mês de julho e adiantou que a companhia aérea TAM vai instalar no local uma base para manutenção de jatos executivos da companhia. Além disso, de acordo com Cid, há a proposta para a maior operadora de viagens do País (CVC) – implantar voos charters  de São Paulo a Aracati. Ao finalizar, Cid Gomes anunciou a duplicação do trecho da rodovia CE-040 que liga os municípios de Fortim a Aracati.

 

04.05.2011

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil – comunicacao@casacivil.ce.gov.br  / 3466.4898)