Cid Gomes inspeciona montagem dos VLTs em Barbalha e obras do Metrô de Sobral

5 de maio de 2011 - 19:06

O governador Cid Gomes e o Secretário da Infraestrutura do Estado (Seinfra), Adail Fontenele, estarão nesta sexta-feira (6) no município de Barbalha quando inspecionarão os serviços de montagem de dois dos cinco Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) adquiridos pelo Governo do Estado para utilização no Metrô de Sobral. A fabricação está sendo feita pela empresa Bom Sinal naquele município.

 

As obras civis do Metrô de Sobral foram iniciadas em março e também serão inspecionadas pelo secretário no sábado (7). As visitas fazem parte dos eventos do Programa O Governo do Estado na Minha Cidade (Governo Itinerante), que acontece nos dois municípios.

 

Os dois VLTs em montagem – com dois carros cada um -, estão totalmente estruturados, sendo que dois já estão com 60% dos revestimentos externos e pisos concluídos. A fabricação do material rodante está recebendo um investimento do Estado de R$ 23,5 milhões.

 

O sistema metroferroviário de Sobral terá 12,18 quilômetros de extensão total e será implantado com dois ramais. Um deles vai compartilhar a linha de cargas já existente e hoje administrada pela Transnordestina Logística. Nesse trecho, estão em obras as estações Cohab II (no sudeste da cidade), Dom Expedito e Sumaré (no sudoeste da cidade). Nas estações Cohab II e Sumaré, já foram feitas a locação e o gabarito e iniciada a escavação das fundações da estrutura. Na Estação de Dom Expedito, foi construído o muro de arrimo de contenção do aterro e está sendo executado o aterro. 

 

Esse ramal terá de extensão 6,4 quilômetros e ao todo seis estações (Sinhá Sabóya-Cohab II, Dom Expedito, Boulevard do Arco, Coração de Jesus, Dom José e Sumaré). No trecho novo, que terá de extensão 5,7 quilômetros e será construído para atender o lado norte do município, está sendo executado o serviço de topografia da via do trecho do Ramal da Grendene e a locação da estação. Esse segundo ramal vai ligar o extremo nordeste ao extremo noroeste de Sobral por meio de cinco estações (Grendene), Junco, José Euclides, Alto da Brasília e Cohab III). Vai atender o bairro mais populoso de Sobral, Dr. José Euclides, e grandes polos geradores de viagens, como a Grendene e o Centro de Convenções. Os dois ramais formam dois “us” invertidos, que se tangenciam numa estação de integração.

 

O projeto do Metrô de Sobral surgiu como uma necessidade do Governo do Estado de estruturar as cidades de médio porte do Estado do Ceará, aliando investimentos públicos à melhoria da qualidade destes municípios. Ao lado deste novo modal de transportes, vários outros investimentos estão sendo feitos na cidade, como a consolidação do polo universitário, com duas universidades públicas e várias faculdades privadas, o fortalecimento do polo industrial e, mais recentemente, a construção do Hospital Regional. O metrô do Cariri, que liga Juazeiro do Norte ao Crato está em operação comercial desde maio do ano passado.

 

Serviço:

-Visita à linha de montagem dos VLTs na fábrica Bom Sinal, em Barbalha, sexta-feira (6) às 14h30min.

-Visita às obras civis do metrô de Sobral, em Sobral, sábado (7), às 14h30min.

 

 

Saiba  mais:

-Serão fabricados cinco veículos automotrizes, do tipo Veículos Leve sobre Trilhos (VLT), com motorização diesel, tração hidráulica, movimentação bidirecional, duas cabines de comando, e ar condicionado;
– Os veículos tem capacidade para 230 passageiros, velocidade máxima operacional de 60 km/h, sendo que as composições medem 29 metros de comprimento cada.

 

05.05.2011

Assessoria de Comunicação da Seinfra
Marcos Cavalcante / Luiz Guedes (marcos.cavalcante@seinfra.ce.gov.br / 85 3216.3763/65)