Internet fora do ar adia inscrição do Selo Verde até segunda-feira (09)

6 de Maio de 2011

O Programa do Governo do Estado, Selo Município Verde, executado pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente, Conpam, teve sua inscrição prorrogada de hoje (sexta-feira dia 6) para segunda-feira próxima, dia 9 de maio. O adiamento é motivado pelo fato do sistema on line do Governo do Estado, na última quinta-feira, ter pemanecido fora do ar, por quase todo o dia. Como as inscrições podem ser feitas pela  internet, muitos municípios deslocaram servidores até Fortaleza para protocolar a inscrição na sede do Conpam, em Fortaleza, na Rua Oswaldo Cruz, 2666- Aldeota, como foi o caso do município de Caridade. A documentação pode, também, ser enviada pelos Correios. Nesse caso  há necessidade da postagem ser feita mediante AR (Aviso de Recebimento).

 

Não podíamos deixar municípios de fora em razão de problema alheio a nossa vontade, frisou a Coordenadora do Programa Selo Verde, a técnica Socorro Azevedo. Hoje (dia 6) no auditório do Conpam,  durante todo o dia,  Azevedo  reuniu-se com representantes de municípios que faltaram aos seminários preparatórios, sobre o Selo Verde, promovidos pelo Conpam, em todas as regiões do interior do Estado, a fim de se qualificarem a participar da seleção.          

 

Ano passado, 139 cidades inscreveram-se no certame. Porém, só 33 obtiveram certificação seja nas categorias “B’ ou “C’, após serem aprovadas nas diversas etapas, inclusive, com visitação, “in loco” da equipe do Comitê Gestor do Selo, a cidade pré-selecionada. Nenhum município recebeu certificação categoria  “A” desde  a implantação do programa que este ano alcança  oitava edição. Há perspectiva de que o número de cidades inscritas, até segunda-feira,  supere o do ano passado. Só há uma condição impeditiva para o município deixar de participar:  não dispor, ainda, em  funcionamento, do seu Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Condema,  hoje    existente em 163 cidades cearenses. Nas cidades que nãlo têem Condemas basta ao Prefeito encaminhar à Câmara Municipal,  mensagem com o respectivo projeto de lei criando o Conselho. E, se aprovada, até  segunda-feira, último dia da inscrição, realizar a 1ª reunião de seus integrantes –  obrigatoriamente deve ter representantes da sociedade civil –  enviar ao Conpam a cópia do projeto de lei, da ata reunião e um ofício do prefeito solicitando a inscrição no programa. Desta forma a cidade pode participar da seleção.

06.05.211

Assessoria de Imprensa do Conpam

Pedro Gomes de Matos Neto – 9984.4440 e 31011233
Ranne Almeida Silva –  9968.8880 e 3101.1235