Conselho dos Direitos da Pessoa com deficiência se reúne para discutir educação

9 de maio de 2011 - 17:40

O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado do Ceará (Cedef), vinculado a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus), promove um evento de educação inclusiva nesta terça-feira (10), a partir das 8 horas, no auditório da Sejus (Rua Tenente Benévolo, 1055).

Direcionado para 60 pessoas que trabalham e representam órgãos e instituições ligadas as questões da pessoa com deficiência, a ação será aberta pela secretária da Justiça e Cidadania,  Mariana Lobo, e conta com a palestra da promotora de Justiça do Idoso e da Pessoa com Deficiência do Rio Grande do Norte, Rebecca Nunes, que vem especialmente para discutir estratégias de Implementação e monitoramento da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD) na Perspectiva da Educação Inclusiva.

 

Na pauta concentra-se  a análise das políticas públicas desenvolvidas pelas instituições voltadas para a inclusão das pessoas com deficiência no ensino regular, além de debates. A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência afirma que os Estados são obrigados a “adotar todas as medidas necessárias, inclusive legislativas, para modificar ou revogar leis, regulamentos, costumes e práticas vigentes que constituírem discriminação contra pessoas com deficiência”.  Por meio dessa iniciativa, o Estado do Ceará soma esforços com a sociedade civil para efetivar a Convenção e consolida suas políticas de preservação dos direitos humanos.

A ação conta com o apoio do Gabinete da Primeira Dama do Estado do Ceará, da Casa Civil, do Movimento das Pessoas com Deficiência – MPcD e do Fórum Permanente de Educação Inclusiva.

PROGRAMAÇÃO

8 horas – Abertura do Evento

8h30min – Palestra “Implementação e Monitoramento da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência na perspectiva da Educação Inclusiva” ministrada pela Dra. Rebecca Nunes, promotora de Justiça do Idoso e da Pessoa com Deficiência do Rio Grande do Norte.

9h30min – Debate

11h30min – Orientações sobre grupos de trabalhos

13h30min – Organização dos GTs

– GT-1: Representação Estadual

– GT-2: Representação Municipal

– GT-3: Representação dos Órgãos de Defesa

– GT-4: Representação de Entidades e Sindicatos

Serviço: Implementação e monitoramento da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD) na Perspectiva da Educação Inclusiva – Palestra e GTs, no dia 10 de maio de 2011, de 8h às 17h, no auditório da Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Rua Tenente Benévolo, 1055, Meireles).

 

 

09.05.2011

Assessoria de Imprensa da Sejus

Bianca Felippsen – (85) 9688-8008